terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semana da Pessoa com Deficiência começou neste sábado


Artistas apoiam evento, que será encerrado com 1ª Cadeirata

Com o slogan “Venham exercer os seus direitos!”, a Semana da Pessoa com Deficiência em Itaboraí começa neste sábado (21/9) e vai até quarta-feira (25/9). A programação é variada, com a participação de artistas de TV,  que gravaram depoimentos em vídeo apoiando o evento. Como novidade no Estado do Rio de Janeiro, dezenas de cadeirantes encerrarão a semana com a 1ª Cadeirata de Itaboraí, percorrendo a principal avenida do Centro da cidade, encerrando o evento. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou a mensagem do prefeito Helil Cardozo criando o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Esta é uma demonstração de que a administração municipal e o Legislativo de Itaboraí estão unidos na luta pela causa do deficiente, reconhecendo a desigualdade até o presente momento. Ações como essa visam o resgate da dívida social com este segmento. Não é fazer caridade. É defender os direitos desses itaboraienses”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, coordenador do evento.

A Semana será aberta pelo prefeito às 18h de sábado, no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (CIEP) – Rua Cyro Olympio da Matta, Centro. Os convidados terão a oportunidade de assistir a peça teatral Mãos que Falam, com atores deficientes auditivos. Em seguida, serão apresentados ballet especial com artistas com síndrome de Dow, dança inclusiva com a Cia Holos de Dança com deficientes físicos e, encerrando a noite, depoimentos dos artistas Isabel Fillardis, Stênio Garcia, Reynaldo Gianecchini e Leandro Hassun, que vestem a camisa com o slogan “Quero Vida Para Todos”.

No domingo (22/9), a partir das 9 horas, também no CIEP Visconde de Itaboraí, haverá futsal de deficientes auditivos e hip hop de idosos com o Grupo Arte de Dançar, além da exposição de desenhos de Wanderson Sales (artista com distrofia muscular) e exposição de quadros de Sheila Moraes, deficiente auditiva.

Na quarta-feira (25/9), está programada a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório da OAB – Itaboraí, Rua São João, 139, centro. Encerrando a Semana da Pessoa com Deficiência, cerca de 100 cadeirantes estarão se concentrando às 14h, na esquina da Avenida 22 de Maio com a Avenida Américo Cardoso, para a 1ª Cadeirata de Itaboraí, que irá até a Praça Roberto Pereira dos Santos, defendendo a bandeira “o direito de ir e vir é para todos!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares