terça-feira, 17 de setembro de 2013

Casa Heloísa Alberto Torres comemora 203 anos nesta terça-feira (17)


A Fundação Cultural de Itaboraí, órgão ligado à Prefeitura, comemora, nessa terça-feira (17), os 203 anos da Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que funciona como sede da Chat. Na mesma data, se estivesse viva, a antropóloga Heloísa Alberto Torres completaria 118 anos.  A festa de aniversário, na própria Casa, terá shows musicais e a formalização da doação, ao município, de um importante acervo histórico sobre a cidade. O evento, com entrada gratuita, é aberto ao público e acontece a partir das 17h.

Também como forma de comemorar o aniversário da Casa e da antropóloga, está sendo realizada a restauração dos bustos de Heloísa Alberto Torres e de seu pai, Alberto Torres, ambas esculturas de barro com aproximadamente 1,60m. O restauro está sob responsabilidade do escultor Dawson Nascimento da Silva, funcionário da Divisão de Patrimônio Histórico do município.

Com vasta biblioteca, artigos particulares e mobília oitocentista da família Torres, a Casa Heloísa Alberto Torres é administrada pela Fundação Cultural de Itaboraí em cooperação técnica com o Iphan, Superintendência do Rio de Janeiro.

A programação da festa de aniversário contará com apresentações de jazz, blues, MPB, música clássica, dança contemporânea e poesia. A Casa também recebe a doação do acervo do jornalista Odyr Barros, que foi diretor-gerente na época da fundação do jornal Folha de Itaboraí, em 1948. Odyr morreu em 2004. O jornal, que circulou ininterruptamente até 2004, contribuiu na divulgação de importantes acontecimentos e notícias sobre política, cultura e fatos sociais, e se tornou um dos importantes registros históricos de Itaboraí no século 20.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, “falar da Chat é falar do principal espaço de cultura do município”. Um patrimônio edificado construído no final do século 18 e inaugurado em 1810, além de ser um espaço que guarda todo o legado da história de Itaboraí.

“Quando eu falo de legado histórico, estou falando da construção da história desse país, porque muitos fatos e momentos passados ocorridos neste município influenciaram na construção da história do Brasil. Este aniversário de 203 anos é motivo de grande satisfação para nós, itaboraienses, porque esta Casa vai continuar sendo a mesma daqui a 30, 40, 100 anos, e sua história será sempre guardada aqui”, destacou Dutra.

Atualmente, a Casa Heloísa Alberto Torres abriga a mostra “Santo Antônio de Sá: a primeira Vila do Recôncavo da Guanabara”, que termina no próximo sábado (21). Em  exposição, relíquias encontradas durante as escavações das obras de construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e que retratam o início da ocupação no Estado do Rio.

A Chat fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 303, Centro, Itaboraí.

Um comentário:

  1. Com preguiça de fazer Marketing e divulgações de seus Produtos ou Empresa?
    Deixe que agente divulga para você!
    Bem a NA DIVULGA!
    Acesse: https://www.facebook.com/pages/Na-Divulga/576283052413279


    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares