segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sine de Itaboraí busca parcerias com novas empresas



Com o objetivo de oferecer o maior número possível de vagas de emprego para os moradores de Itaboraí e adjacências, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município tem intensificado parcerias com empresas, atendendo à crescente procura por oportunidades de trabalho na cidade.
Diariamente, são oferecidas cerca de 500 senhas - 400 pela manhã e 100 à tarde – para atendimento à população, que busca, em geral, realizar cadastramento e consulta por vagas, além de pedidos de entrada no seguro-desemprego e a realização de inscrição no programa ProJovem Juventude Cidadã. Em média, cada atendimento dura 5 minutos, e o intuito é o de prestar o serviço de forma adequada, sem que haja um período longo de espera na fila.
Para o diretor do Sine, Anderson Santana, ainda há metas a serem alcançadas. Uma delas é o início do processo de emissão da Carteira de Trabalho, por meio de uma parceria com o Ministério do Trabalho e a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Há, ainda, a intenção de firmar parcerias com mais empresas.
“O Sine de Itaboraí atua como uma ponte entre o empregado e o empregador. Não contratamos e não demitimos, e sim, encaminhamos para o mercado de trabalho. Este é um local de oportunidades. Para isso, os candidatos devem se qualificar”, observa Anderson, ressaltando que o Sine atende a pessoas de todo o Brasil e até de outros países.
Um dos desafios da nova gestão é fazer com que não apenas os trabalhadores, mas também mais empresas tomem conhecimento do serviços prestado pelo Sine, queoferece um grande banco de dados de profissionais, triagem de candidatos e três salas climatizadas para que as empresas possam realizar processos de seleção e recrutamento dos trabalhadores.
“A atuação do Sine permite uma forma de ajuda às empresas, principalmente pela comodidade oferecida”, ressalta Santana. “Hoje, nosso maior apelo é que as empresas confiem mais no nosso trabalho e nos forneçam mais vagas, tornando o Sine o principal portal de empregos da região”.
Segundo Santana, o maior déficit de oportunidades de empregos são para mulheres, portadores de necessidades especiais, soldadores e profissionais de nível superior.
Em busca de um novo emprego, o morador de São Gonçalo, Tiago Roberto da Silva, 27 anos, chegou cedo ao Sine no início desta semana.
“É a primeira vez que venho ao Sine de Itaboraí, e fui muito bem atendido. Já sou cadastrado no sistema há uns 6 anos, e meu último emprego foi como conferente nos Correios. Vi no site uma vaga que me interessou, e estou aqui para buscar essa oportunidade. Eu acredito no trabalho do Sine”, enfatizou Tiago.
O diretor do Sine ressalta que o órgão oferece oportunidades de trabalho para diversos setores, e não apenas aqueles ligados às obras de construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo Anderson Santana, grande parte dos candidatos busca oportunidades de emprego no empreendimento da Petrobras.
“O Comperj é importante para a cidade, mas não trabalhamos para o Complexo. Os candidatos devem estar cientes de que também há vagas em diversos setores, como os de vestuário e peças”, destacou Anderson Santana.
O Sine de Itaboraí fica na Rua Dr. Roberto Pereira dos Santos s/n, Centro, Itaboraí, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares