terça-feira, 9 de julho de 2013

Itaboraí abre inscrições para 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. Até o dia 2 de agosto, a Prefeitura de Itaboraí está convocando organizações sociais como ONGs, faculdades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais da cidade para se inscreverem. Esta é a primeira vez que o município participa do projeto, que visa incentivar práticas, dar visibilidade e reconhecer iniciativas que ajudam o país a cumprir as metas do milênio.

Podem participar do prêmio projetos que tenham ao menos um ano de existência e sejam inovadores, com resultados mensuráveis e perspectiva de continuidade. As inscrições são gratuitas. Para concorrer basta preencher a ficha disponível no link:http://www.odmbrasil.gov.br/odmbrasil/sobre/edicoes-do-premio.

Os projetos devem atender a critérios como contribuição para o alcance dos ODMs, impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade, complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Inap) e de ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico - no Palácio do Planalto, em Brasília – além do reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODMs. Na última edição, em 2011, 1.638 práticas foram inscritas, sendo 20 premiadas.

O Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil foi lançado em 2004. Desde então, vem sendo realizado a cada dois anos pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), Governo Federal e Movimento Nós Podemos para estimular e reconhecer publicamente práticas exemplares de organizações e prefeituras.

Os ODMs foram definidos no ano 2000 pela ONU, e visam reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas, com metas a serem cumpridas até 2015. Os objetivos são: acabar com a fome e com a miséria, proporcionar educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estimular o trabalho para o desenvolvimento. Mais informações: (61) 3411-3411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares