quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pacientes de Itaboraí receberão atendimento domiciliar


Pessoas com necessidade de reabilitação motora, acamados, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares por meio do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, que recebeu a adesão da Prefeitura de Itaboraí.
 Até o fim deste ano, o município terá duas Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad) e uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (Emao) atuando no programa. Cada Emad conta com repasse de cerca de R$ 50 mil mensais do Governo Federal e pode acompanhar até 60 pacientes. Para cada Emap serão repassados outros R$ 6 mil por mês. A verba federal é utilizada exclusivamente para os custos do programa, que incluem a aquisição de insumos, mobiliário, equipamentos, veículos e outros gastos.
O atendimento será feito por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros especialistas, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico, assistente social e terapeuta ocupacional poderão compor as equipes de apoio.
 De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, o projeto possibilita ofertar atendimento qualificado com redução do período de permanência de usuários internados e, com isso, diminuição do risco de infecções. Ajudará também a desafogar a emergência do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família.
 “Pacientes vindos dos serviços de urgência e emergência, serviços hospitalares, oriundos da Atenção Básica e/ou demanda espontânea terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. Fico muito satisfeito de nosso município ter sido escolhido para receber este programa que, com certeza, vai atender muita gente que precisa de uma atenção especial”, afirmou Edilson.

2 comentários:

  1. Prezados Senhores,
    Meu pai, Sebastião Henriques, 77 anos, impossibilitado de locomoção grandes distâncias, sem transporte próprio, necessitando de fisioterapia para fortalecimento muscular. Perdeu 15 kg (sendo maior perda de massa muscular). Os exames não evidenciaram câncer. Seria possível uma avaliação para possibilidade de atendimento domiciliar devido à dificuldade de acesso aos serviços?
    Sou servidora do hospital universitário Antonio Pedro - UFF.
    Grata,

    Benedita Parasio

    meus contatos: bparasio@gmail.com
    Tel: (21) 9268-0916

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a secretária de saúde, fica próxima á delegacia. Lá poderão te dar informações.

      Excluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares