quinta-feira, 25 de julho de 2013

Itaboraí assina convênio com Estado para combater violência contra jovens negros

Programa Juventude Viva mobilizará diversas secretarias municipais

Pesquisa recente revela que os jovens negros dos 15 aos 29 anos de idade merecem atenção especial das autoridades governamentais, pois são os que mais sofrem todos os tipos de violência, além do preconceito racial. Os resultados preocupam e o Governo Federal, que lançou o programa “Juventude Viva: Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra”, formalizando parcerias com os governos estaduais que, por sua vez, recebem adesão das cidades mencionadas na pesquisa, para o desenvolvimento de ações preventivas.

Na terça-feira (16/7), o prefeito Helil Cardozo assinou o Termo de Adesão ao programa junto ao Governo do Estado o. A pesquisa mostra que, pela ordem, Itaboraí é a 7ª cidade fluminense com o maior índice de violência contra o jovem negro. Municípios como Rio de Janeiro, São Gonçalo e Campos estão entre os cinco mais violentos. A cerimônia será às 15 horas no Salão Nobre da Prefeitura.

Recentemente, a convite do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, o superintendente estadual de Juventude, Tiago Santana, esteve na cidade. Segundo ele, a pesquisa encomendada pelo Governo Federal mostra a realidade do Rio de Janeiro, e que ações devem ser desenvolvidas para mudar o quadro.

“O governo federal investirá cerca de R$ 180 milhões no programa. Em todo o país, 70% dos homicídios contra jovens negros concentram-se em apenas 132 municípios brasileiros, sendo que 13 são do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, 26.854 jovens entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídio, ou seja, 53,5% do total, sendo que 74,6% dos jovens assassinados eram negros”, acrescentou Tiago.

Segundo o coordenador municipal de Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Henrique Souza, o Programa Juventude Viva inclui uma série de ações na cidade.

“Em setembro, a Secretaria Estadual de Ação Social vai liberar R$ 3 milhões para que possamos iniciar, nos bairros, uma nova realidade em termos de educação, cultura etc. Várias secretarias municipais estarão envolvidas neste programa para desenvolver, nos próximos quatro anos, ações como cursos de teatro, música e qualificação profissional para jovens negros ou não, de baixa renda, na faixa etária dos 15 aos 29 anos”, explicou Henrique Souza.

O Juventude Viva tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros à violência e prevenir a ocorrência de homicídios, sensibilizando a opinião pública sobre aspectos como a banalização da violência e a valorização da vida desses jovens.

Os 13 municípios fluminenses por ordem de violência, segundo a pesquisa, são: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Itaboraí, Cabo Frio, Niterói, Volta Redonda, Macaé, Magé e Angra dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares