quarta-feira, 10 de julho de 2013

Prefeitura de Itaboraí cobra melhorias nos ônibus


O secretário municipal de Transportes de Itaboraí, Cláudio Ivanof, reuniu-se na quinta-feira (27/06) com representantes da Maravilha Auto Ônibus, concessionária do transporte público do município, para cobrar esclarecimentos a respeito de pontos do contrato de concessão que não estariam sendo cumpridos pela empresa. Dentre os tópicos citados estavam o não cumprimento dos itinerários, desrespeito aos horários e o mau atendimento aos idosos e estudantes. Muitas das queixas foram resultado de denúncias feitas pela própria população à Ouvidoria do Município.

"Sabemos que o transporte é responsabilidade dos órgãos públicos, e um direto da população. Por isso, temos de fazer com que esse serviço seja o melhor possível. Essa conversa é para tentar resolver esse assunto de forma tranqüila", disse Ivanof.

Segundo a Ouvidoria, a Secretaria Municipal de Transportes recebeu, desde janeiro, cerca de 80 reclamações em relação ao serviço prestado pela Maravilha. Além dos assuntos principais, a limpeza, a imprudência e a atitude de alguns motoristas também foram abordados no encontro. Segundo Ivanof, os fiscais de trânsito já aplicaram diversas multas à Maravilha por avanço de sinais e desrespeito a idosos e estudantes, não parando nos pontos.

Na reunião, a empresa, representada pelo advogado Edson Araujo, se comprometeu a realizar um treinamento para os motoristas.

"Vamos fazer uma reciclagem dos nossos funcionários e verificar os problemas abordados. Estamos nos comprometendo a melhorar o serviço", disse Araujo, afirmando que a empresa sofre com a escassez de mão-de-obra devido à atuação de empresas de fretamento na cidade, que servem, principalmente, às demandas das obras de construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

"Sempre que houver alguma reclamação, por favor, entre em contato conosco, não só vocês, da Prefeitura, como os usuários também", disse o advogado.

GPS

O Prefeito Helil Cardozo assina um decreto obrigando os modais que circulam na cidade e usarem o serviço de GPS (Global Positioning System), dando início à implementação do projeto de monitoramento eletrônico no município. O objetivo é de fiscalizar os coletivos é proporcionar aos seus usuários mais segurança e eficiência do trabalho. O Centro de Controle Operacional (CCO) para o acompanhamento desses modais será montado na sede da Secretaria de Transportes.

Nova reunião

Uma outra reunião entre a Prefeitura e a Maravilha foi agendada, quando serão discutidos, linha por linha, as cláusulas do contrato com a empresa. Ivanof alerta que, se a empresa não se ajustar às solicitações, estará sujeita a sofrer punições, que, em último caso, podem chegar à cassação da concessão.

 Além do telefone da Ouvidoria do Município - (0800) 2821-019 - a Secretaria Municipal de Transportes também recebe reclamações dos usuários por meio do telefone 3639-1420. Já para reclamações diretamente com a Maravilha, o telefone é (0800) 886-1000.

Sobre a possibilidade de ser multada pela retirada de ônibus de circulação durante manifestações ocorridas na sexta-feira (21/06), a empresa alegou que o contrato de concessão, assinado junto à administração anterior da Prefeitura, prevê a retirada de veículos das ruas em caso de ameaça à segurança. Na quarta-feira (26/06), o prefeito Helil Cardozo havia determinado ao secretário que examinasse a possibilidade de multar a Maravilha pela retirada dos veículos.

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