quinta-feira, 18 de julho de 2013

Itaboraí construirá 11 Postos de Saúde em setembro

A Secretaria Municipal da Saúde começa em setembro a construção de 11 Unidades Básicas de Saúde em Itaboraí. Os novos postos já foram licitados pela Prefeitura, e cada um receberá R$ 400 mil do Ministério da Saúde para realizar as obras. A diferença nos custos de construção, compra de mobiliário e contratação de pessoal correrá por conta do Município.
As unidades serão erguidas em locais que ainda não possuem serviços públicos de saúde ou em substituição aos prédios que, atualmente, são alugados.
Os bairros que ganharão novas sedes do Programa de Saúde da Família são Grande Rio (Itambi), Jardim Fluminense (Apolo II), Sossego, Marambaia, Aldeia da Prata, Morada do Sol, Santo Antônio, Chácaras São Miguel, Gebara, Santo Expedito e Rio Várzea/Outeiro das Pedras.
A previsão é de que as obras durem aproximadamente um ano. Com estes projetos, toda a rede municipal e os programas de saúde serão ampliados.
“Sempre enfatizei que a saúde é uma prioridade do meu mandato. Vamos implantar um novo serviço com alto padrão de atendimento e humanização em nossa cidade”, afirmou o prefeito Helil Cardozo.
Cada equipe de profissionais do PSF em Itaboraí, formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitário de saúde, além de recepcionista e serviços gerais, tem capacidade para atender até 1.200 famílias. Mais profissionais serão contratados a partir da conclusão dos novos postos. Hoje, a cidade conta com 34 unidades do PSF.
De acordo com o projeto, todas as unidades de saúde serão construídas obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e contarão com recepção, consultório odontológico, salas para clínicos gerais, farmácia, nebulização, imunização, triagem, curativos, recepção, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e copa, além de depósitos para material de limpeza e resíduos sólidos.
O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirma que a proposta é reforçar a atenção básica, ampliando a cobertura, a prevenção e a promoção em saúde. Para isso, ele garante que será oferecido atendimento médico e de enfermagem de qualidade para toda população.
“O objetivo é reestruturar nossa rede básica de saúde para melhor atender a população e desafogar o atendimento no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior”, frisou Edilson Francisco.
Monte Verde e Helianópolis também terão unidades
Já está em fase final de construção, em Itaboraí, a Unidade Básica de Saúde de Monte Verde. O posto vai disponibilizar à população salas para atendimento de ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de locais para a realização de curativos, vacinação e um espaço multiuso para a realização de palestras e campanhas de conscientização.
A Prefeitura também planeja a instalação de um Posto de Saúde da Família em Helianópolis. A unidade, que vai beneficiar, aproximadamente, 4.500 moradores, terá duas salas para consultórios médicos, farmácia, vacinação, pesagem, curativos, exames laboratoriais e coleta de preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares