domingo, 21 de julho de 2013

Itaboraí oferece 100 vagas para curso gratuito de libras


Interessados em aprender a linguagem dos sinais podem se inscrever até 20 de agosto

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí, por meio da Coordenação de Educação Especial, está com inscrições abertas até o dia 20 de agosto para o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), destinado a surdos e ouvintes.

Com previsão de início em setembro, o curso é gratuito com aulas uma vez por semana, com três horas de duração. O programa é composto por quatro níveis, cada num com duração de seis meses. Ao todo, são 100 vagas, com 25 alunos por turma.

Segundo a coordenadora da Educação Especial, Valéria Sales, o curso será ministrado por dois instrutores surdos, contratados pela rede municipal de ensino. Ao final de cada nível, os alunos recebem certificado de conclusão.

“Um dos principais objetivos é melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes”, destaca Valéria.

Os interessados, com idade a partir dos 7 anos - residentes em Itaboraí ou outros municípios - devem comparecer à Secretaria de Educação e Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°18, centro, ao lado do prédio da Prefeitura de Itaboraí, das 8h às 17h. É necessário levar os seguintes documentos originais: RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3639-1355.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão, na qual o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. É reconhecida oficialmente e aceita como segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares