quarta-feira, 24 de julho de 2013

Em Itaboraí, Jovens de 17 países se despedem da Semana Missionária #JMJ


Itaboraí encerrou em grande estilo a Semana Missionária, evento católico que serviu para ambientar os estrangeiros à cultura brasileira e fazer a integração da fé entre os povos em preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No domingo (21/07), 217 peregrinos de diversos países, hospedados no município e em Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, cidades que compõem o Vicariato Rural, estiveram no Santuário Jesus Crucificado, em Porto das Caixas, onde foi celebrada uma missa, que contou com a presença do prefeito Helil Cardozo. Já na manhã desta segunda-feira (22/07), 63 equatorianos visitaram a Prefeitura e, à tarde, foram ao Estádio Municipal Alziro de Almeira (Alzirão), onde participaram de uma descontraída partida de futebol.

“Quero agradecer a todos vocês por terem escolhido Itaboraí para se prepararem espiritualmente para esse evento tão importante para a Igreja Católica. Foi muito gratificante recebê-los, e espero que tenham gostado do acolhimento da nossa população. Desde já, estão convidados a voltar, e serão sempre muito bem recebidos” - disse Helil Cardozo aos jovens.

Os equatorianos decidiram permanecer em Itaboraí durante toda a JMJ, indo e voltando para o Rio de Janeiro diariamente para as atividades religiosas da Jornada. Eles estão hospedados em casas de fiéis da Paróquia São João Batista, no Centro, onde ficam até o próximo dia 30.

“Tive o prazer de ir à última JMJ em Madri, em 2011. E se cruzei o Atlântico, não poderia deixar de vir este ano no Brasil. E posso afirmar que a população de Itaboraí é maravilhosa. Muito carismática e acolhedora. Estou ansiosa para ver o papa Francisco, muito emocionada e feliz. Espero aproveitar ao máximo minha estadia no Brasil”, disse Martha Sumba, engenheira química de 41 anos, moradora de Guayaquil, durante a visita à Prefeitura na segunda-feira.

O domingo também foi marcante para os peregrinos. A programação que começou às 13h, com o show de uma banda pop católica e pequenas apresentações culturais de estrangeiros. Ao todo, as nove paróquias do Vicariato Rural receberam pessoas de 17 países: Romênia, Inglaterra, Argentina, República Democrática do Congo, França, Equador, Eslovênia, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Arábia Saudita, Qatar, Bahrain, Suécia, Venezuela, Brasil e Alemanha.

Itaboraí foi escolhida como polo de cadastramento de cerca de mil ônibus que passarão pela rodovia BR 101 para levar os jovens à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Semana Missionária foi um momento de acolhida aos jovens peregrinos, proporcionando o primeiro contato com as famílias brasileiras e a cultura do nosso país, a fim de prepará-los para a JMJ, o evento principal, que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco e de milhões de pessoas de todo o mundo. A intenção é celebrar a fé católica, além de construir pontes de amizades e esperança entre continentes, povos e culturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares