sexta-feira, 26 de julho de 2013

Conleste discute Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


A Prefeitura de Itaboraí sediou, na sexta-feira (19/07), um encontro entre representantes dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste) para discutir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), projeto da Organização das Nações Unidas (ONU) firmado em 2000, que estabelece “oito jeitos de mudar o mundo”, a fim de dar resposta aos grandes problemas que a humanidade enfrenta.

“É um privilégio grande receber um evento que tem uma meta tão importante como essa. Aliás, oito metas. Posso garantir que Itaboraí está inserida com total dedicação para cumprir estes objetivos, e estamos à disposição para auxiliar nossas cidades vizinhas no intuito de caminharmos todos juntos rumo ao sucesso para nossa população”, disse o prefeito Helil Cardozo, ao lado do secretário municipal de Trabalho e Renda, Álvaro Adolpho, diretor-geral do Conleste.

O evento contou, ainda, com a presença de Maurício Garcia, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Durante a reunião, foram discutidas a importância da participação dos municípios no cumprimento de suas metas e a necessidade da integração entre as cidades para o exercício de uma gestão que facilite na execução de planejamentos estratégicos e no desenvolvimento dos serviços públicos. Para facilitar, o Governo Federal criou a Agenda de Compromissos dos ODM, que mostra aos prefeitos os principais projetos e programas que devem ser implantados para o alcance das metas do milênio.

“Nossa intenção é trazer para Itaboraí as possibilidades de melhorar os indicadores do município por meio das políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal. Temos vários programas disponíveis para auxiliar e fazer a cidade buscar recursos a nível nacional para serem investidos na população local”, disse Maurício Garcia.

Os oito ODMs estabelecidos pela ONU são: acabar com a fome e a miséria; educação de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao ambiente, e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. O Brasil se encontra bem posicionado em relação às suas metas e é considerado referência internacional.

“Não basta ter ideias. Precisamos de gente capacitada e com boa vontade para colocá-las em prática. Querer fazer é, sem dúvidas, o mais importante. E tenho certeza de que, abrindo as portas para nós, Itaboraí quer fazer. O Brasil tem que alcançar as metas até 2015, mas são nos municípios que elas se iniciam”, disse Cristina Pinheiro, coordenadora da ODM no estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares