terça-feira, 2 de julho de 2013

Revitalização do Carnaval em Itaboraí


A Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí (LIESI) iniciou o processo de revitalização do Carnaval de Rua em parceria com a Fundação Cultural de Itaboraí.

Há mais de uma década longe da magia do carnaval, Itaboraí terá, finalmente, a partir de agosto, uma animada agenda de eventos, organizada pela Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí (LIESI), em parceria com a Fundação Cultural de Itaboraí. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do município. Desde o segundo semestre de 2012, a LIESI vem trabalhando na reestruturação do carnaval, com o apoio das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos da região.

 “Vamos promover, a partir de agosto, os projetos “Vem Sambar”,que levará o samba para todos os distritos de Itaboraí e o “Hoje tem Samba”, do meu amigo Marcelo Mikimba, que irá reunir grandes artistas em uma maravilhosa roda de samba, no bairro de São Joaquim esquentado tamborins e cuícas para o carnaval de 2014”, afirma Leandro Mesquita, presidente da LIESI.

De olho na capacitação profissional, a Liga também está elaborando uma agenda voltada

para a formação de mão obra qualificada para o carnaval. Segundo Ana Paula Araujo, coordenadora de Projetos da entidade, está sendo desenvolvidos diversos projetos culturais pela Lei de Incentivo Federal e Estadual,  como a criação de oficinas de qualificação na área carnavalesca, voltados para as crianças e adolescentes das comunidades de Itaboraí. Com doze Escolas de Samba e 20 Blocos Carnavalescos, a LIESI pretende fazer do Carnaval 2014 de Itaboraí, um marco na devolução para a população do município, dos antigos carnavais, que um dia chegaram ao topo da lista dos melhores eventos no Estado do Rio de Janeiro.

Escrita por: Ivone Ferraz (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares