segunda-feira, 8 de julho de 2013

Itaboraí terá Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência Física


Prefeito enviará projeto à Câmara de Vereadores

Assim que retornar do recesso, em 1º de agosto, a Câmara de Vereadores de Itaboraí receberá uma mensagem do prefeito Helil Cardozo criando o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comandada pelo vice-prefeito, Audir Santana. Entre os principais objetivos do Conselho está garantir que os portadores de necessidades especiais tenham seus direitos assegurados por meio de articulações com as demais pastas, visando promover uma real melhoria da qualidade de vida. A Secretaria pretende, ainda, garantir que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada por meio de parcerias com a iniciativa privada e órgãos públicos estaduais e federais.

Segundo Audir Santana, dos 92 municípios fluminenses, apenas três não têm este tipo de Conselho Municipal.

“A partir da aprovação do projeto pela nossa Câmara de Vereadores, o Conselho terá legitimidade, e a Prefeitura poderá firmar convênios com os governos Estadual e Federal, passando a ter acesso aos programas sociais nas áreas de educação, habitação, saúde, emprego, esporte etc,” observou Audir, que recebeu, semana passada, a visita da vice-presidente e da secretária da Associação Amigos Deficientes de Itaboraí, Lúcia Helena dos Santos e Sandra da Conceição. A entidade terá uma cadeira no Conselho Municipal.

Lúcia Helena, que tem sequelas da hanseníase, saiu otimista do encontro, e afirmou que, em 10 anos de existência, a Associação nunca havia recebido apoio da Prefeitura.

“O Dr. Audir mostrou o projeto da criação do Conselho Municipal, garantiu que a associação terá apoio da Prefeitura e que parcerias serão firmadas para que os deficientes físicos da cidade tenham um atendimento digno”, disse Lúcia, acrescentando que o vice-prefeito, como médico, se mostra preocupado em desenvolver ações inclusivas.

A Associação Amigos Deficientes de Itaboraí funciona provisoriamente na Associação de Moradores dos Amigos de Manilha.

Durante o encontro, Audir Santana manteve contato com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, que fará um levantamento mais detalhado sobre o número exato de deficientes físicos da cidade, para que a Prefeitura passe a atendê-los com mais eficiência. Em seguida, Audir falou com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Sérgio Gil, e solicitou a elaboração de um projeto para a realização dos Jogos Paralímpicos de Itaboraí já em agosto de 2014.

“Temos inúmeros atletas em nossa cidade que buscam apoio da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), que, no futuro, poderá ser nossa parceira. Como exemplo, o recordista mundial dos 800 metros Yagonny Sousa, que mora em Rio Várzea”, observou Audir Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares