terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeito de Itaboraí recebe troféu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, foi uma das 20 personalidades premiadas, na terça-feira (21/05), com o XXIII Troféu Dom Quixote. Entregue no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o prêmio é dedicado aos que se destacaram em atividades em prol da ética, da moral e dos direitos da cidadania. Único prefeito a ser condecorado, Helil recebeu o troféu das mãos da própria presidente do TJ-RJ, a desembargadora Leila Mariano.
“Fiquei muito feliz em ser escolhido pela Confraria para receber esta homenagem. Sou uma pessoa simples, que procura fazer as coisas de forma correta e honesta sempre. Minha felicidade foi maior ainda em poder receber o prêmio das mãos da presidente do TJ-RJ, Leila Mariano, este exemplo de mulher que, com muita sabedoria, está à frente do Tribunal”, disse Helil Cardozo.
Leila Mariano, que também foi agraciada, falou sobre a importância da premiação, que é conferida a representantes da magistratura, administração pública e iniciativa privada.
“Dom Quixote simboliza a ética. É aquele homem que sai em busca de seus sonhos. É muito importante a gente ter meta, ter sonhos, perseguir esses sonhos, apesar dos moinhos de vento. Acho que esse significado é essencial. A gente costuma se distanciar um pouco dessa questão do aplauso, mas ele gratifica. É o aplauso que faz com que a gente ganhe força para prosseguir”, disse a desembargadora.
Por sua vez, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, também homenageado, agradeceu a honraria.
“É o reconhecimento pelos serviços prestados à Justiça ininterruptamente. É gratificante. São 17 anos, dois anos no Tribunal de Alçada Cível e 15 anos como desembargador. É uma honra muito grande receber esse prêmio. Para mim é um coroamento, um reconhecimento por todo serviço prestado”, disse o desembargador.
Outros homenageados foram os desembargadores Maria de Lourdes Salaberry e José Geraldo da Fonseca, o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, o presidente da Bradesco Seguros, Marco Antônio Rossi, e os advogados Bruno Calfat e Fernando José Barbosa de Oliveira.
Sobre a solenidade
A entrega dos troféus é uma iniciativa da Confraria Dom Quixote, em parceria com a Revista e o Instituto Justiça e Cidadania. O ex-deputado estadual, federal, senador e ministro da Justiça e atual chanceler da Confraria Dom Quixote, Bernardo Cabral, parabenizou os homenageados e explicou o sentido da imagem do personagem literário de Miguel de Cervantes nas homenagens prestadas. Para Cabral, os célebres combates que o cavaleiro travava com os moinhos de vento podem ser interpretados como uma forma de luta contra a opressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares