segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novo uniforme e desfiles cívicos abrem festividades do 22 de Maio em Itaboraí



Em comemoração aos 180 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí, celebrados no dia 22 de Maio, a Prefeitura inicia a série de desfiles cívicos escolares neste sábado (04/05), no bairro de Venda das Pedras. A solenidade marca, ainda, a apresentação oficial do novo uniforme escolar, escolhido por eleição direta por alunos e pais. No domingo, o evento ocorre na região de São José. Os desfiles acontecem durante todos os fins de semana até o dia 22, quando um grande desfile ocorrerá na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

"Este é um ano especial, que marca não apenas os 180 anos de Itaboraí, mas também o início de uma nova forma de gestão na educação. A eleição pela qual nossos alunos escolheram o próprio uniforme é apenas uma amostra dessa nova filosofia", afirma o prefeito Helil Cardozo.

Além das 86 escolas e creches municipais, as unidades estaduais e particulares de ensino de Itaboraí também participam da série de desfiles, cujo tema este ano é “Nossas escolas: espaços de memória e identidade”, com base na temática escolhida para a Educação Municipal de 2013: “Educação de Itaboraí: um resgate das memórias por um futuro transformador”.

“Itaboraí passa por um momento de grandes investimentos em diversos âmbitos, onde a maior preocupação que se estabelece é a de efetuar um crescimento socioeconômico sem perder a sua identidade, de cidade que tem orgulho de suas raízes. Valorizar a história das nossas escolas é valorizar os nossos alunos, que são o que há de mais importante”, disse Clemária Ramos, subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, referindo-se ao tema escolhido.

A Creche Municipal Odilia M. Rocha vai abrir os desfiles neste sábado, às 8h, na Rua César Xará. Ao todo, 16 escolas desfilarão no primeiro dia. No domingo, a primeira a desfilar é a Creche Municipal Liliosa de Azeredo Cotrim, na Praça Nuno Duarte, em São José, às 8h.

Além da banda da Guarda Municipal, outras 10 bandas, todas de escolas municipais, também participarão dos desfiles cívicos na cidade. Os cerca de 12 mil alunos mais as bandas integrantes de projetos especiais da prefeitura desfilarão em oito bairros diferentes, com o objetivo de apresentarem à sociedade a história dos seus espaços escolares com suas devidas particularidades e aspectos. Somados os pais, demais cidadãos e funcionários de diversos setores da Prefeitura, o evento contará com, ao todo, cerca de 45 mil envolvidos.

Além de água e um kit de lanche preparado sob supervisão nutricional para os participantes dos desfiles, haverá, ainda, suporte da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá uma ambulância para atender os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares