quarta-feira, 29 de maio de 2013

EJA OFERECE PALESTRA A PROFESSORES EM ITABORAÍ

O crescimento do número de jovens a partir de 15 anos nas salas de aulas do período noturno foi o tema principal do 2º Encontro de Docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Itaboraí. O evento, que ocorreu na noite da quinta-feira (16/05) na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, reuniu cerca de 100 profissionais de ensino e teve como palestrante o professor Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
“Vim trazer aos professores um questionamento de como podemos trabalhar para construir espaços escolares culturalmente significativos para jovens e adultos. É preciso contextualizar esses adolescentes, já que eles não foram absorvidos pelo ensino da manhã e acabam se sentindo deslocados à noite”, disse Carrano.
O principal objetivo da palestra foi orientar os professores na administração de conflitos com alunos de idades distintas. Segundo a professora da Escola Municipal Geremias Matos Fontes, Neyse Barros, que já trabalha com EJA há cinco anos, a escola da noite é preparada para um público mais adulto. Quando há uma grande reunião de jovens no mesmo espaço as aulas ficam um pouco tumultuadas.
“Já tive que separar brigas na sala de aula e isso acaba atrapalhando muito o aprendizado, já que no EJA o tempo de ensino tem que ser mais acelerado. Acredito que essa palestra vai nos ajudar muito com isso”, afirmou a professora.
Para a coordenadora do projeto, Adriana da Silva Barbosa, essas reuniões são essenciais para o melhor desenvolvimento do ensinamento dos alunos da EJA.
“Essa programação já faz parte do calendário letivo dos professores. É fundamental para eles, pois só assim teremos um ensinamento de excelência”, disse a coordenadora, afirmando ainda que, até o final do ano, estão previstos mais três encontros como esses, além de formação continuada para os professores.
Atualmente, Itaboraí conta com 17 escolas municipais com EJA, divididos em ensino fundamental I e II, com aproximadamente 3,1 mil alunos e 170 professores.
Saiba mais
É o segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada. O projeto tem o objetivo de resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho, podendo a matrícula ser feita a partir dos 15 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares