quarta-feira, 8 de maio de 2013

Itaboraí planeja vacinar mais de 10 mil cabeças de gado contra febre aftosa



Todo o rebanho bovino e bubalino (búfalos) de Itaboraí deve ser vacinado até 31 de maio. Começou na quarta-feira (01/05), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o país. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora 100% dos animais deverão ser vacinados, independentemente da idade.

A expectativa é de que as 12 mil cabeças de gado e cerca de mil búfalos sejam imunizados, no município  Há 16 anos, e Estado do Rio de Janeiro não registra casos de febre aftosa. Em Itaboraí não há registro da doença há 25 anos.

Segundo o veterinário Humberto de Castro Abadio, da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, a prefeitura comprou 20 mil doses da vacina.

“Temos na cidade cerca de 50 pequenos produtores rurais que levarão seus bois e vacas para um dos 16 pontos de vacinação que a secretaria colocará à disposição. Já os dois criadores de búfalos serão responsáveis pela imunização de seus animais, e a fiscalização ficará por conta da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária”.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco, alerta para a necessidade do combate à febre aftosa em Itaboraí.

“Para continuar a manter o status de livre contra a febre aftosa, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Recentes conquistas, como a realização da vacinação parcial do rebanho, ocorrida em novembro, assim como a emissão eletrônica da GTA (Guia de Trânsito Animal) pelo produtor, só foram possíveis graças ao comprometimento dos pecuaristas fluminenses”, disse o secretário, que na próxima segunda-feira estará no campo com o prefeito Helil Cardozo, acompanhando de perto a vacinação.

A 1ª etapa da vacinação contra a febre aftosa será de segunda à sábado, das 8 às 14h, até 31 de maio. A 2ª etapa será no mês de novembro. Após a vacinação, é obrigatória apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária. O lançamento do documento também poderá ser feito via internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da Secretaria de Agricultura (www.agricultura.rj.gov.br), implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA nos deslocamentos de bovinos e bubalinos. Além disso, evita penalidades previstas na lei, como multa e interdição da propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares