terça-feira, 7 de maio de 2013

Itaboraí começa obras de esgotamento sanitário em 45 km de ruas



Itaboraí começou, nesta segunda-feira (06/04), obras de implementação de esgotamento sanitário em 45 quilômetros de ruas em cinco bairros da cidade: Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro. Os últimos detalhes para o início dos trabalhos, orçados em R$ 89 milhões, foram definidos durante reunião, esta semana, entre o secretário municipal de Obras, Rafael Cohen, e o secretario de Trânsito e Transportes, Claudio Ivanof. Também participaram do encontro representantes da Fundação Bio/Rio, responsável pelo projeto, e da construtora Colares Linhares, que realizará o empreendimento.

A previsão de término dos trabalhos é de dois anos. O projeto foi licitado pelo Governo do Estado para o município de Itaboraí, como resultado de multa aplicada à Petrobras. A área beneficiada pelo Sistema de Esgoto Sanitário vai da Rua 100, no Rio Várzea, até a Avenida Américo Cardoso, em Nova Cidade, e atenderá a área compreendida entre a Av. 22 de Maio e a rodovia BR 101.

“Esta é apenas a primeira grande obra de saneamento realizada durante nosso governo. Vem muito mais por aí, e todos os bairros serão beneficiados. Itaboraí sofre há décadas com a falta de infraestrutura, e estamos apenas começando a mudar esse cenário”, disse o prefeito Helil Cardozo.

O bairro do Retiro foi o escolhido para receber a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A Prefeitura entrará com o suporte necessário para a realização do projeto. Num primeiro momento, será feito um trabalho de informação e conscientização dos moradores.

“Precisamos dar informações à população, para que todos tenham consciência de como devem proceder em relação às suas redes de esgoto domiciliares, a partir do início das obras”, disse o secretário de Obras, Rafael Cohen.

Entre as recomendações, a população deve estar ciente de que a ligação dos dutos de suas casas com a rede só poderá ser realizada depois que toda a obra estiver completamente pronta.

“A população deve saber que, se eles conectarem o duto da casa à rede inacabada, o esgoto vai diretamente para a frente de obras, o que atrasa o trabalho. Além disso, em caso de chuva, o esgoto volta para as casas. A prática de ligações clandestinas também pode gerar multa aos responsáveis”, afirmou Cohen.

 Segundo o representante da Rio/Bio, Marcos Balaguer, o projeto já foi planejado levando em conta uma futura expansão da rede.

“Nesse primeiro momento, esses bairros serão beneficiados, mas há projetos que ainda estão sendo finalizados e licitados para aumentar a rede. Com isso, os dutos principais e a estação de tratamento serão construídos já em condições de receber a expansão”, disse Balaguer.

Para facilitar o andamento das obras e minimizar os transtornos nas áreas afetadas, o trabalho está sendo divido em fases. A primeira, que se iniciou nesta segunda-feira, terá três frentes de trabalho, que, em 60 dias, implementará redes em 12 ruas nos bairros de Ampliação e Rio Várzea.

“As fases serão estabelecidas de acordo com as necessidades”, afirmou Cláudio Catarino, engenheiro responsável pelas obras.

Confira as ruas que sofrerão intervenção na primeira fase:

Rua Antonio A. Viana

Rua João Feliciano da Costa

Rua Venyr Conceição

Rua 63

Rua Laura Cide

Rua Nelson Silva

Rua Antônio Alves

Rua Mario Coimbra

Rua conceição Dalmas

Rua João Dias Filho

Rua Z

Av. Amélia Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares