Cerca de 320 mil pessoas passaram pela arena de shows montada em Itaboraí, durante os seis dias de celebração dos 180 anos de emancipação político-administrativa do município, que recebeu artistas como Claudia Leitte, Lulu Santos, Sorriso Maroto, Fernandinho, Victor & Leo, Naldo e Rosa de Saron. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pela Polícia Militar, mesmo com a lotação chegado a 80 mil pessoas num só dia. Também não houve casos graves registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, que trabalhou com duas tendas e cinco ambulâncias na arena.
O encerramento das festividades se deu nesta quinta-feira (23/05), com a banda católica de rock Rosa de Saron. A chuva não impediu que o público cantasse em coro e se emocionasse com as músicas e mensagens dos artistas. No último dia, o prefeito Helil Cardozo subiu ao palco para agradecer ao público pelo sucesso da festa.
“Muito obrigado a todos que vieram prestigiar os eventos. Tentamos oferecer shows à altura do que vocês e a nossa cidade merecem. Trabalhamos arduamente, dia e noite, para oferecermos a melhor estrutura possível, e espero ter conseguido agradá-los”, disse o prefeito.
“Jamais será tarde demais” foi a canção de abertura do show do Rosa de Saron desta quinta, que se iniciou pouco antes das 23 horas, com 90 minutos de duração. “O Sol da meia-noite”, “Acenda a luz” e “Menos de um segundo” foram alguns dos sucessos da banda cantados em coro com a plateia, assim como versões de outros artistas, como “Open your eyes” (Snow Patrol) e “Mais uma vez” (Legião Urbana).
A exibição de um vídeo com a tia do vocalista Guilherme de Sá, contando sua história de vida, fez muitos se emocionarem, antes de a apresentação se encerrar com “Do alto da pedra”.
“São vocês que fazem o show acontecer, e não nós. Quem merece todos os aplausos e os nossos agradecimentos são vocês. É uma honra imensa podermos estar aqui tocando na semana do aniversário da cidade. Se depender de nós, voltaremos sempre”, disse Rogério Feltrin, baixista do grupo.
Aproveitando a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora por Itaboraí, símbolos oficiais da Jornada da Juventude, a noite começou com uma missa celebrada pelo padre Eduardo Braga, convidado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Rio Bonito, no palco secundário. A banda Vicariato Rural se apresentou em seguida, com o grupo de dança “Muniz Menezes” se apresentando já no palco principal, antes da Rosa de Saron. O prefeito Helil Cardozo assistiu à missa ao lado da primeira-dama, Ana, e discursou para os fieis após a celebração:
“A nossa Prefeitura está aberta para celebrar qualquer evento religioso, pois todos celebram a paz de Jesus, que deve estar sempre conosco”, disse o prefeito.
Após a missa, Helil foi ao camarim dar as boas-vindas aos integrantes do Rosa de Saron, e agraceceu ao grupo por aceitar o convite para se apresentar em Itaboraí.
Muitos fieis de diversas partes do estado foram à arena de Itaboraí. Houve quem chegasse às 15h30, para conseguir um bom lugar e não perder a programação, marcada para começar às 19h, com a missa campal. Sara Ronzani, moradora de Rio Bonito,assistiu a missa e ficou para o show do grupo Rosa de Saron.
“Eu acompanho a banda há mais de 2 anos, e não poderia deixar de estar aqui. Cheguei por volta das 15:30h e só saio quando o show acabar", garantiu Sara, “Além do show, estou muito feliz por participar da Missa e da passagem da Cruz Peregrina, mesmo com a chuva. A prefeitura está de parabéns pela boa estrutura montada”.
Já o estudante Rodrigo Penido, morador de Manilha, dessa vez não precisou ir longe para assistir ao Rosa de Saron.
“Já fui até Belo Horizonte só para ver o show deles. Sou fã dessa banda, e os acompanho há uns 4 anos”, disse.
A noite foi de total tranquilidade, sem qualquer registro de incidente. A segurança ficou a cargo da Guarda Municipal, que operou com seu efetivo de 35 agentes. Mais 100 profissionais de segurança privada atuaram na arena de shows, além de um efetivo da Polícia Militar, que deu apoio ao evento. Uma equipe de fiscais atuou no combate ao comércio ilegal e na manutenção da ordem das 54 barracas autorizadas.
A Secretaria Municipal de Saúde registrou apenas cinco atendimentos na quinta-feira, nenhum com necessidade de remoção para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Dois médicos, três enfermeiros e 19 técnicos de enfermagem estavam à disposição para atendimentos emergenciais, que puderam ser efetuados nas duas tendas climatizadas montadas no local, que estavam preparadas com leitos para hidratação, remédios e até desfibriladores.