domingo, 18 de março de 2012

Semana de combate á Tuberculose começa nessa 2ª feira

Começa nesta segunda-feira (19), a Semana de Luta Contra Tuberculose, a mobilização vai até o dia 23 de março e tem como objetivo reforçar o trabalho de orientação, prevenção e diagnóstico precoce da tuberculose através da busca ativa dos casos suspeitos da doença.

Para a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Pereira, a semana é importante para a quebra da cadeia de transmissão da doença. "Os nossos profissionais estão orientados para descobrir casos suspeitos dentro de suas comunidades e aptos para o encaminhamento às Unidades de Saúde da Família. Quem estiver apresentando tosse contínua por mais de três semanas e não puder comparecer ao evento poderá fazer gratuitamente o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da doença, na unidade de saúde mais próxima de casa”, alerta.

Números - De acordo com dados da secretaria de Saúde, em 2010 dos 122 casos novos detectados, 70% foram curados, mas 15% dos portadores da doença abandonaram o tratamento. Já neste ano, foram diagnosticados 100 novos casos da doença. Parte destes pacientes ainda está em tratamento, mas já foram alcançadas 32 curas, com apenas 6% de abandono até o momento.

Desde 2007, o município é considerado referência nacional no tratamento da doença pelo Ministério de Saúde, que em levantamento feito através do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) deu nota 9,56 (numa escala de 0 a 10) para o item proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífera.

Sintomas - Cada paciente com tuberculose sem tratamento pode contaminar de 10 a 15 pessoas. Porém, ainda há muito preconceito e desinformação sobre a doença, além de uma grande resistência ao medicamento. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse persistente (seca no início, mas depois com secreção, pus ou sangue), cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado.

No caso de tosse contínua por mais de três semanas, é aconselhável que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o exame. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.


Programação:

19/03 – 9h – abertura oficial da Semana de Luta Contra Tuberculose, no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí.

20/03 – 9h às 12h – café da manhã com os pacientes do Programa de Controle da Tuberculose, no pátio da antiga Secretária de Saúde.

21/03 – 9h às 17h – atividades educativas e de mobilização social com a equipe da USF Santo Antônio no Ciep 415 Miguel de Cervantes e na Escola Municipal Neusa Silva Salles, em Manilha.

22/03 - 9h às 17h – atividades educativas e de mobilização social com a equipe da USF Santo Antônio no Ciep 415 Miguel de Cervantes e na Escola Municipal Neusa Silva Salles, Manilha.

23/03 – 9h às 17h – ação de mobilização na Praça Alarico Antunes, no Centro, com panfletagem de material educativo, aferição pressão e distribuição de preservativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares