sábado, 10 de março de 2012

Prefeitura de Itaboraí e UFF qualificam profissionais da EJA

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) a Prefeitura iniciou na Escola Municipal Afonso Salles, em Aldeia da Prata, o curso gratuito de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade.
A aula inaugural reuniu dezenas de profissionais da rede municipal de ensino que atuam na modalidade de EJA.
Atualmente, este segmento atua em 23 escolas de Itaboraí, atendendo cerca de 4 mil alunos.

As aulas terão a duração de seis meses, com carga horária de 180 horas, sendo 95 horas presenciais e 85 horas a distância, com a utilização de tecnologias da informação e comunicação. Seu eixo constitui-se na compreensão dos jovens e adultos, marcados pelas questões de classe, religiosidade, socioeconômicas, de gênero, de trabalho, dentre outras. As aulas presenciais serão ministradas na Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha, aos sábados, com encontros quinzenais. Os certificados serão emitidos pela UFF.

“O curso é importante, pois oferece uma formação continuada e preparação aos professores que lidam com uma clientela diferenciada do curso regular. São alunos que já possuem saberes e experiências de vida e, com isso, o professor tem que estar preparado para lidar com diversas situações do cotidiano”, destacou a pedagoga inscrita, Cinira Maria de Sousa.

Para o coordenador do Núcleo de Educação e Cidadania da UFF, professor José Henrique Antunes, “o curso visa melhorar a qualidade deste segmento, aperfeiçoando o conhecimento destes profissionais”. Segundo a coordenadora da Divisão da Educação de Jovens e Adultos do município, Adriana Barbosa, este é um dos movimentos realizados para melhorar o ensino da EJA. “Assim que ficamos sabendo do curso, apresentamos todos os documentos necessários para preencher os requisitos e fomos contemplados para sermos um dos polos a sediar o curso no Estado”, conta.

Outras cidades - Além de Itaboraí, mais cinco municípios foram contemplados com o curso de extensão EJA na Diversidade, são eles: Itaperuna, Magé, Mesquita, Rio das Ostras e São Gonçalo. E os professores do município de Tanguá serão atendidos no polo de Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares