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sábado, 31 de março de 2012
Estação Ferroviária de Visconde ganhará Museu Ferroviário
A Estação Ferroviária de Visconde de Itaboraí, que por muitos anos trilhou caminhos de desenvolvimento para vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, vai virar Museu Ferroviário. A notícia foi dada pelo prefeito Sérgio Soares, que assinou uma Carta de Intenção para ser enviada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IFHAN).
A ideia é solicitar um termo de utilização do bem tombado que, após o encerramento da antiga Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), está sob os cuidados da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). “O museu será importante para preservar a história da estação e do nosso município”, afirmou o prefeito Sérgio Soares.
Entendendo a necessidade urgente de preservação e considerando o alto valor histórico, artístico e cultural para o município, somando-se a degradação do imóvel, com mato crescendo em todo pátio e no abrigo, a Prefeitura de Itaboraí, através da Fundação de Artes e Cultura de Itaboraí (FAC) vai solicitar ao IFHAN a tutela antecipada para a partir de maio iniciar pequenas ações, com recursos próprios, para melhorar as condições do local. Retirada de objetos e entulhos do interior, capina nos arredores da estação, limpeza, lavagem do prédio, remoção de equipamentos que ainda se encontram na estação, conduzindo-os até a sede da associação, a qual passará a ser fiel depositária desse material serão algumas das ações a serem executadas.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Memória e Patrimônio Histórico da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, Cláudio Rogério Dutra, o distrito de Visconde surgiu a partir da rede ferroviária. “Resgatar a memória é preservar a história, a vida do cidadão de Visconde e o orgulho de todo o morador do município. Sem contar que Itaboraí será um dos poucos lugares no Estado a contar com um museu ferroviário como o que será construído”, pondera o diretor.
Há 25 anos morando em Visconde, a comerciante Valdenice Gomes, 42 anos, mãe de dois filhos, ressaltou sua alegria com a novidade e diz que apoiará a instituição, doando fotos antigas que ainda guarda. “Para minha família e a comunidade, a implantação desse o museu será uma forma de reviver o que nunca foi esquecido por nós. Meu falecido marido foi ferroviário desta estação por muitos anos. Aqui sempre foi um local movimentado e com o funcionamento do museu, o comércio local será bastante beneficiado”, destaca.
Ainda segundo o diretor, o apoio das associações de moradores de Visconde e de Porto das Caixas, além da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) e do Governo do Estado está sendo de suma importância para este momento. E já está sendo preparado um acervo museal por todos os envolvidos, com fotografias, antigos equipamentos e réplicas. “A comunidade de Visconde solicitou, através do orçamento participativo de 2012, R$200 mil para a implantação do museu. Isso já comprova o grande interesse do cidadão local e a boa relação com a Prefeitura”, enfatizou Dutra,informando que o espaço também servirá como ponto de cultura e de eventos, além de biblioteca e cursos profissionalizantes.
Sua história começa em 1860, sendo a Estação de Visconde de Itaboraí entregue em 1874 e ampliada em 1929, com a criação do pátio de manutenção pela Companhia Ferro Carril Niteroiense, comprada depois pela Estação Ferroviária Cantagalo, esta pela E. F. Macaé a Campos e finalmente absorvida pela E. F. Leopoldina, em 1887. Itaboraí foi uma cidade bastante importante no século XIX, a ponto de por pouco não ter sido designada como capital do Estado do Rio de Janeiro, perdendo para Niterói. Apesar da ferrovia, a queda no transporte fluvial através de Porto das Caixas acabou por causar o declínio de Itaboraí. A estação foi tombada como patrimônio histórico pelo município em 1995, através da Lei n°1305, sendo efetivada pelo Decreto de n° 112 de outubro de 1996.
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Quem deveria ser tombado e q não é, é todas as estações pelo Brasil afora e não a de Viscode de Itaboraí, e mesmo colocar automotrizes p,ra fins turísticos. Mesmo com a pesadíssima concorrencia do carro, dar p,ra ferrovia prestar um serviço social, mesmo sem te aquele auge como foi no passado, um passado sem carro, nas ruas do Rio era bonde
ResponderExcluirQuem deveria ser tombado e q não é, é todas as estações pelo Brasil afora e não a de Viscode de Itaboraí, e mesmo colocar automotrizes p,ra fins turísticos. Mesmo com a pesadíssima concorrencia do carro, dar p,ra ferrovia prestar um serviço social, mesmo sem te aquele auge como foi no passado, um passado sem carro, nas ruas do Rio era bonde
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