segunda-feira, 19 de março de 2012

Programa antitabagismo abre inscrições


No próximo mês serão abertas as inscrições para nova turma de interessados em abandonar o cigarro. Desde sua implantação, em julho de 2010, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil já ajudou 304 pessoas a largarem o vício e atende, atualmente, 95 inscritos.

O tratamento inclui duas abordagens: cognitivo-comportamental (envolve o estímulo ao autocontrole para que o indivíduo possa aprender como escapar do ciclo vicioso da dependência e tornar-se agente de mudança de seu próprio comportamento) e alguns medicamentos (adesivo e goma de mascar, além de um antidepressivo para os pacientes que necessitam).

A forma de terapia depende de avaliação individual feita por profissionais do Programa de Controle do Tabagismo. O tratamento gratuito é realizado em grupo uma vez por semana durante três meses. No quarto mês é quinzenal, e do 5º ao 12º mês passa a ser mensal. As reuniões realizadas do 4º ao 12º mês já são de manutenção para os pacientes que cessaram o fumo.

“Temos obtido excelentes resultados, mas vale lembrar que nada disso poderia ser alcançado sem a força de vontade das pessoas, que é o primeiro passo para largar o cigarro”, disse Raquel Devolder, psicóloga do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares