quarta-feira, 18 de junho de 2014

Paróquias de Itaboraí se unem pela 1ª vez para celebrar Corpus Christi

Fileira de tapetes de sal será equivalente ao comprimento de três campos de futebol

Pela primeira vez, as cinco paróquias de Itaboraí vão se unir para a celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (19/05). O evento tem apoio da Prefeitura. Ao todo, serão confeccionados 55 tapetes de sal - dez por cada igreja e os demais por instituições convidadas. O evento ocorrerá na Avenida 22 de Maio, no Centro, a partir das 6 horas.

"A integração das comunidades é fundamental para as manifestações culturais e também religiosas. Por isso, sugerimos que a celebração fosse realizada em conjunto. Fiquei muito feliz com a receptividade dos párocos e com a aprovação do vigário episcopal Eduardo Braga, que tornou a ideia possível", disse o prefeito Helil Cardozo.

Cada tapete medirá 5 metros de comprimento por 3 de largura, com 50 centímetros de espaçamento entre eles. Ao todo, os tapetes enfileirados medirão 302,5 metros. A organização do evento será conduzida por uma comissão eleita pelas cinco paróquias da cidade: São João Batista, São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis. Os convidados da  Prefeitura, do Colégio Aprovação (GAP), e das comunidades católicas Dom de Deus, Servir e Maranatá terão direito a confeccionar cinco tapetes.

Durante todo o dia, um palco receberá louvores de diversos ministérios de música, todos de Itaboraí.  Às 16 horas, uma missa encerrará a programação, seguida de uma procissão sobre os tapetes.

"É uma grande oportunidade para celebrarmos o real Corpus Christi, que em latim significa 'Corpo de Cristo', que é onde todos somos um só. E nada melhor para provar e manifestar nossa união como este evento reunindo toda a comunidade católica de Itaboraí e convidando todos os demais cristãos e interessados", disse o padre Leandro Freire, da Paróquia São Francisco de Assis.

Devido ao evento, a Avenida 22 de Maio será interditada, e o trânsito será desviado para as vias auxiliares. O trecho no sentido Manilha será interditado a partir das 22 horas desta quarta-feira (18/06). Já a pista em direção a Tanguá  será interrompido às 6 horas de quinta-feira (19/06).


Confira abaixo a programação completa:
Local: Avenida 22 de Maio, Centro.
6h - Início da confecção dos tapetes
7h - Oração de abertura
12h - Oração do Angelus
15h - Terço da misericórdia
16h - Santa missa, com procissão em seguida.

Corpus Christi

É um evento baseado em tradições católicas, realizado sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, sendo uma "Festa de Guarda", tornando obrigatório, para os fieis, a participação da Santa Missa no dia.

A procissão pelas vias públicas é realizada para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares