sexta-feira, 20 de junho de 2014

Itaboraí ganha novas instalações do Conselho Tutelar e do Creas




A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, entregou as novas instalações do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Localizados do Centro da cidade, os novos espaços, agora mais estruturados, vão oferecer mais conforto e dignidade aos usuários e também aos profissionais que lá trabalham.

O vice-prefeito de Itaboraí, Audir Santana, ressaltou as mudanças pelas quais a cidade vem passando, e classificou a entrega das novas instalações como mais um avanço na atual administração pública municipal, sem deixar de reconhecer os grandes desafios que a cidade apresenta.

“Em relação ao Conselho Tutelar, sabíamos que investir no antigo espaço onde o serviço funcionava não era a forma mais adequada de reconhecer a necessidade de dar conforto e segurança, não só para os usuários, mas também, para quem ali trabalha. E já podemos adiantar que estamos em busca de um imóvel para a instalação do segundo conselho tutelar do município, criado nesta gestão”, destacou Audir Santana.

O novo espaço do conselho tutelar, que leva o nome da professora Marly Cid Almeida de Abreu, conta com nove salas de atendimento, quatro banheiros, cozinha, recepção e área externa coberta, além de mobiliário e computadores novos. A equipe de profissionais é composta por nove conselheiros, sendo cinco do conselho tutelar do Centro e quatro de Manilha – este último instituído nesta gestão - além de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, administrativos, motoboy e serviços gerais.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Suely Lopes, essas novas instalações são um compromisso desta gestão com a população, na perspectiva da efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes no âmbito municipal.

“Quero agradecer ao prefeito Helil Cardozo e seu vice, Audir Santana, pela oportunidade que me deram e a toda equipe da secretaria, que não medem esforços para oferecer um bom trabalho. Aqui, vamos poder ofertar melhores condições e instalações adequadas para profissionais e usuários”, disse Suely Lopes.

Feliz por mais esta conquista, além da implantação do segundo conselho tutelar do município e o reajuste salarial dos profissionais, o coordenador do conselho tutelar, Bruno Miranda, conselheiro eleito em 2011, destacou que a instituição presta em média de 200 a 300 atendimentos mensais. Bruno lembra que, na antiga instituição, havia apenas duas salas de atendimento e uma para a equipe técnica.

 “Agora, vamos poder atender com mais privacidade as crianças e adolescentes poderão ser ouvidas, e os profissionais vão trabalhar com mais informatização. Vale ressaltar que o conselho tutelar é a principal entrada da denúncia contra a criança e o adolescente, ainda mais depois da divulgação na mídia do Disque 100. É uma vitória para nós”, disse Bruno.

            O presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Juarez Marçal Filho, compareceu à solenidade.

            “Nós cobramos muito do Poder Executivo, para que possa ser cumprido o que está na Lei. E hoje quero parabenizar esta gestão por entender a importância de um espaço estruturado para o Conselho Tutelar. Implantar mais um conselho tutelar significa dar mais dignidade as crianças e adolescentes”, disse o presidente da ACTERJ.

            Já o Creas, único no município, conta com duas salas de atendimento, sala de coordenação, recepção, sala de reunião para atendimento aos pais dos usuários e profissionais que atuam, área externa coberta com mobiliário para atendimento de adolescentes da medida socioeducativa, cozinha, dois banheiros. Lá, atuam assistentes sociais, psicólogos, pedagoga, educadores sociais, advogado, atendente, administrativo, auxiliar de serviços gerais, estagiário de Serviço Social e motorista.

            A supervisora da alta complexidade da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéa Rodrigues, lembra que o papel do Creas é orientar, acompanhar, encaminhar e monitorar os usuários. Assim, atender essas demandas encaminhadas pelo Ministério Público, pela rede municipal, casa de passagem dos idosos, dentre outros.

            “A nova sede do Creas expressa os esforços desta gestão para a melhoria dos padrões de qualidade no atendimento aos indivíduos e famílias nas situações de violação de direitos. Além disso, garante melhores condições de trabalho à equipe que atua neste espaço”, enfatizou Nilcéa.

            Os espaços, localizados na Travessa Agenor Castor dos Santos, Centro, funcionam se segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O conselho tutelar atende em plantão de 24h por dia, por meio do telefone celular (21) 99859-3516, em casos registrados na delegacia de polícia e hospital.

            O evento contou com a presença da vereadora Rosana Rosa (Pc do B), secretários municipais e parentes da homenageada Marly Cid Almeida de Abreu, dentre outros.

Conselho Tutelar

É um órgão permanente autônomo e não jurisdicial encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua no atendimento aos casos de maus tratos, espancamentos, violência sexual, negligência, exploração de trabalho infantil, abandono ou quaisquer outras formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes.

Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

É uma unidade pública estatal que tem como papel constituir-se em um espaço de referência de oferta de trabalho social especializado no Suas às famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares