segunda-feira, 9 de junho de 2014

Itaboraí abre inscrições para 12° Simpósio de Educação

 Evento acontece em julho na sede da Aiperj

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), inicia, nesta segunda-feira (09/06), o período de inscrições de interessados em participar do 12° Simpósio de Educação, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, na Associação de Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (AIPERJ). Os profissionais da rede municipal de ensino têm até o dia 30 de junho para se inscreverem. Para educadores de outras redes, o prazo de inscrição será de 1º a 7 de julho. As inscrições devem ser realizadas apenas pela internet, no site www.simposio.itaborai.rj.gov.br.
Com o tema “Identidades e Culturas na Escola - Um currículo para as diferenças”, o simpósio visa refletir sobre uma educação que acolha e respeite as diferenças, convidando a pensar e repensar todo o cotidiano da escola: Os saberes socialmente construídos, a avaliação, as orientações metodológicas, as expectativas de aprendizagem e outros. O evento contará com palestras de grandes autores, mesas de debate, workshop, talk-show, relatos de experiências e mostra pedagógica, com carga horária de quatro horas por palestra, registradas no certificado emitido ao fim do Simpósio.
Dentre os 14 palestrantes do Simpósio estão o professor Daniel Godri, que fará a palestra de abertura do evento. Com especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná, Godri é um dos palestrantes  mais requisitados do Brasil, segundo a Revista Veja, e já realizou conferências em países como Alemanha, México, Estados Unidos e Uruguai. E ainda a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, também pela UFES. Viviane é autora de diversos livros, dentre eles “Stela do Patrocínio – Reino dos bichos e dos animais é o meu nome” e “Nietzsche e a grande política de linguagem”. Em 2005 e 2006, desenvolveu e escreveu com Daniel Duarte o quadro “Ser ou Não Ser”, onde apresentou, no Fantástico, da TV Globo, temas de filosofia em uma linguagem cotidiana.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, lembra que esta edição do simpósio terá algumas novidades, dentre elas, a inscrição dos profissionais de Educação para a palestra de abertura, a fim de democratizar a participação dos docentes.
“Haverá inovações na estrutura, projetada para receber os profissionais de forma ainda mais acolhedora e eficiente, tudo isso tentando contemplar as avaliações feitas pelos participantes, após o último simpósio, no ano passado. Outro sucesso, muito elogiado e que será mantido, é a palestra para os profissionais de apoio, como merendeiras, inspetores de alunos e auxiliares de serviços gerais, ministrada pelo consultor organizacional Eduardo Shinyashiki”, enfatizou Susilaine.
Na próxima reunião da Semec junto aos diretores das unidades escolares do município, a ser realizada nesta segunda-feira (09), será entregue a revista de divulgação do simpósio. O material será repassado aos docentes e os auxiliará no ato da inscrição e escolha do tema da palestra. No credenciamento, os inscritos receberão pasta, bloco, caneta e crachá. Já o certificado participação estará disponível para impressão no mesmo site de inscrição, até uma semana após o evento.
A Aiperj fica localizada na Rua Acúrcio Torres, n° 449, Outeiro das Pedras, Itaboraí.

Procedimento de Inscrição:
Período:
9 a 30 de junho - Para profissionais da rede municipal de ensino de Itaboraí
1 a 7 de julho - Para profissionais de outras redes e municípios

Site de Inscrição:
www.simposio.itaborai.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares