sábado, 21 de junho de 2014

Itaboraí abre 330 vagas para curso gratuito de Libras


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), abre inscrições nos próximos dias 25, 26, 27, 30 de junho e 1° de julho para o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), destinado a surdos e ouvintes, totalmente gratuito.

Com previsão de início em 30 de julho, as aulas acontecerão nos turnos da manhã e tarde, uma vez por semana, com 3 horas de duração, no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro. Ao todo, são quatro níveis, cada um com seis meses de duração e direito a certificado de conclusão. As aulas são ministradas por dois instrutores surdos.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Semec, Valéria Sales, o curso tem ótima aceitação dos alunos, que buscam o conhecimento da segunda língua oficial do país. Atualmente, o curso de Libras conta com 250 alunos, divididos em 12 turmas, sendo aproximadamente 90% ouvintes.

“Vamos ampliar o número de turmas, totalizando 15. Os participantes são interessados em aprender Libras para poder se comunicar com pessoas surdas e por muita das vezes contribuir em seus trabalhos. Assim, muitos deles são professores, profissionais da saúde, artistas plásticos, dentre outros”, ressaltou Sales.

Os interessados em participar do curso devem ter idade a partir de 7 anos e podem residir em Itaboraí ou outros municípios, As inscrições devem ser realizadas na recepção da Semec, das 9h às 12h e de 13h às 15h. É obrigatório levar os seguintes documentos: original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e duas fotos 3x4. Menores de idade devem estar acompanhados de seu responsável.

A Semec fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 18, Centro, Itaboraí.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Foi reconhecida oficialmente e aceita como a segunda língua oficial brasileira por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares