quinta-feira, 5 de junho de 2014

Circo temático e distribuição de mudas animam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Itaboraí



Município reabre, nesta sexta-feira, visitação ao Parque Paleontológico

A Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí, recebeu, nesta quinta-feira (05/06), o espetáculo La Buska, do Circo de La Costa, primeira companhia ambiental do país. O evento foi acompanhado por centenas de pessoas, muitas delas crianças, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante e depois do show, foram distribuídas 1.500 mudas de plantas típicas da mata atlântica, de forma gratuita.

As celebrações fazem parte da Semana do Meio Ambiente de Itaboraí, que movimenta a cidade desde a segunda-feira (02/06) com debates, palestras e ações tendo a questão ambiental como tema. Nesta sexta-feira (06/06), a Prefeitura irá disponibilizar um ônibus para o reinício oficial das visitações públicas ao Parque Paleontológico de São José, considerado um dos mais importantes do mundo para a arqueologia. O subsecretário de Meio Ambiente de Itaboraí, André Pereira, ressaltou as ações da secretaria que contribuem para a melhora do quadro ambiental no município.

"Aumentamos a nossa fiscalização, que atua de forma constante. Quando autorizamos corte de árvores, sempre exigimos o replantio em uma quantidade determinada; incentivamos o plantio", disse André. "Atuamos, também, com a educação ambiental, conscientizando as crianças para multiplicar as informações para seus pais e amigos da importância da preservação da natureza", disse André, um dos que aplaudiu de pé o espetáculo do Circo de La Costa.


Mudas

Ao término da apresentação, iniciaram as distribuições de mudas de plantas típicas da mata atlântica, incluindo árvores frutíferas, como as produtoras de amora e jaca. Ipê amarelo, rosa e canafistula também estavam disponíveis para a população, que era orientada sobre o plantio por biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. No fim da tarde, estudantes membros da Guarda-Mirim de Itaboraí realizaram o plantio de mudas na Praça Marechal Floriano Peixoto.

O circo

O espetáculo La Buska mescla números tradicionais de circo com aqueles voltados à conscientização ambiental, com a apresentação de palhaços, acrobatas e malabaristas, além de personagens que fazem parte do imáginário e, ao mesmo tempo, são ligados à natureza, como a mulher-árvore e um divertido sapo-dançarino, que encantaram a plateia. A interação com as crianças também marcou o espetáculo. Por diversas vezes, a garotada foi ao picadeiro, e incentivada a responder a questões sobre o meio-ambiente. Quem acertava, levava para casa uma muda de árvore.

O Circo de La Costa é radicado em Itaboraí, e se intitula o primeiro e único circo ambiental do Brasil, com parte da verba arrecadada sendo transferida para ações ambientais, como o plantio de árvores.

"Conheci a minha mulher em uma viagem à China e decidimos montar uma companhia que unisse a arte circense com a educação ambiental. Moramos aqui, em Manilha, e ajudamos a fazer reflorestamento em vários locais do Rio de Janeiro, inclusive em Itaboraí. Foi uma honra termos nos apresentado aqui hoje nesta data tão especial", disse o diretor da companhia, Roberto de la Costa, ao lado da esposa Viviane Gomes.

"Adorei o espetáculo. Muito engraçado e divertido. Serviu, também, pra nos ajudar a pensar, já que hoje é um dia muito importante para a natureza", disse Lorraine Larissa Rocha, 11 anos, estudante, moradora de Venda das Pedras.

Parque paleontológico

A Prefeitura de Itaboraí convida a todos para comparecerem, nesta sexta-feira (06/06), à sua sede, na Praça Marechal Floriano Peixoto, 97, Centro, de onde partirá um ônibus para levar, gratuitamente, os interessados ao Parque Paleontológico de São José, onde irão conhecer o sítio com uma visita guiada pelo gerente do local, Luis Otávio Castro. O ônibus parte em dois horários: 8 e 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares