sexta-feira, 27 de junho de 2014

Celebração de Corpus Christi entra para o calendário oficial da cidade


A celebração de Corpus Christi que, neste ano, reuniu pela 1ª vez todas as Paróquias de Itaboraí num mesmo local para a confecção do tapete de sal, vai entrar de vez para o calendário oficial do município, segundo o prefeito Helil Cardozo. Milhares de pessoas prestigiaram o evento realizado na quinta-feira (19), na Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí. Ao todo, 800 voluntários das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas; São Pedro Apóstolo, Venda das Pedras; São João Batista, no Centro; São Francisco de Assis, em Apolo, e Nossa Senhora de Fátima, em Manilha, confeccionaram 55 tapetes que, somados, mediram cerca de 320 metros, o equivalente a mais de três campos de futebol. O Colégio Aprovação e as comunidades católicas Dom de Deus, Servir e Maranatá também participaram do evento, como convidados.

O prefeito Helil Cardozo, acompanhado do vice, Audir Santana, e de vereadores, caminhou para ver os tapetes e ressaltou que, independentemente da religião, o Corpus Christi é uma festa da população, e que todos são bem-vindos.

“É muito bonito ver famílias inteiras colocando detalhes para deixar cada tapete mais bonito que o outro. Só Jesus Cristo para juntar tanta gente. O tapete de sal entrará para o roteiro de eventos da cidade, apoiado pela Prefeitura”, afirmou o prefeito.

A preparação teve início às 7h da manhã, com um esquema especial de trânsito que interditou um trecho da Avenida 22 de Maio. A partir deste ponto, os 55 tapetes de sal começaram a ser desenhados em fileiras por estudantes, trabalhadores e servidores públicos, que foram animados pelas apresentações das bandas Ruach, Ministério Dudu Amaral, Pai Eterno, e da cantora Pamela Ribeiro, até a altura da Rua Fidélis Alves, totalizando 300 metros de extensão. Guardas municipais, policiais militares e ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde deram apoio ao evento.

Com o tema “O mistério da Eucaristia, como sustento da união entre Cristo e os Irmãos”, os fiéis mostraram sua fé e devoção nos desenhos com símbolos cristãos como terços, pomba da paz, cálice, hóstia, cruz, Santa Ceia, imagens de santos e santuário. A Prefeitura doou 20 toneladas de sal grosso, que foram misturados a tinta xadrez, serragem, borra de café, fubá, sementes de frutas e flores diversas. Materiais descartáveis como tampinhas de garrafas, lacres de latas de alumínio, bolas de isopor e até CD´s foram usados pelos fieis para
decorar os desenhos.

Segundo o padre Cosme Navarro, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Apolo, cada pastoral trouxe sua motivação.

“Os temas foram ligados à Eucaristia e elaborados de acordo com a imaginação dos fiéis. Foi feita uma seleção prévia dos desenhos, mas a pintura e decoração ficaram por conta da criatividade e bom gosto deles”, destacou.
Os jovens foram presença marcante na festa. Um grupo de 25 pessoas da Paróquia de São João Batista se reuniu em volta do tapete para rezar o Pai Nosso e a Ave Maria, após a conclusão da obra. O técnico de informática Vítor Ferreira, de 21 anos, era um dos mais emocionados.
“Nunca tinha visto uma festa de Corpus Christi com essa grandiosidade em Itaboraí. Foi muito bacana e inovador, e nos convidou a estar ainda mais em união”, disse Vítor.

Foi também com grande emoção que os fiéis da Capela São Judas Tadeu, da Paróquia São Francisco de Assis, concluíram seu tapete, liderados pelo professor da rede pública Cézar Acioli.

“Formamos um grupo de cerca de 35 pessoas para confeccionar nosso tapete, que ficou muito bonito. Estão todos de parabéns”, disse Cézar.

Moradores e visitantes que passaram pelo local ficaram surpresos com o espetáculo de dedicação, paciência e riqueza de detalhes dos tapetes expostos.

“Todo ano via estes desenhos pela televisão em outros municípios. Não sou católica, mas gosto de aprender sobre religião e de ver a união e a alegria das pessoas. Ver estas obras de arte feitas por gente simples, igual a mim, chama a nossa atenção”, afirmou a auxiliar de
serviços gerais Daniele Medeiros, 32 anos, moradora de Jardim Novo Horizonte.

“Achei que não iriam montar os tapetes por causa da chuva, mas a Providência Divina fez a chuva parar pela manhã. Hoje é um dia histórico para nós, católicos, uma alegria muito grande e maior ainda quando passar a procissão. Espero que, no ano que vem tenha ainda mais tapetes”, frisou o servidor público José Paulo Vieira da Gama, 55 anos, da Igreja São João Batista.

Missa

A Santa Missa foi o ponto alto da programação. No final da tarde, milhares de católicos foram atraídos para Avenida 22 de Maio para assistir a celebração do Padre Norberto Donizetti, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas, em um palco montado no
cruzamento da via com a Rua Padre José Leandro. Em seguida, foi realizada a procissão de Corpus Christi, acompanhada pelos devotos, que abençoou e passou por cima dos tapetes de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares