segunda-feira, 23 de junho de 2014

Itaboraí reúne setor produtivo de turismo para preparar o 1º Roteiro Turístico da Cidade


Com o objetivo de traçar o 1º Roteiro Turístico de Itaboraí, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, promoveu um encontro com representantes da rede hoteleira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e produtores de artesanatos e de plantas ornamentais, que formam a cadeia produtiva do turismo da cidade.

“Acreditamos que a rede de gastronomia é fundamental neste processo de construção do roteiro. Itaboraí tem hoje oito profissionais que atuam como guias de turismo, residentes no município, registrados no Cadastrur do Ministério do Turismo, e que poderão ser peças fundamentais no desenvolvimento das nossas atividades. Estamos dando um passo importante para a implementação do 1º Roteiro Turístico de Itaboraí, conforme estratégia traçada pelo prefeito Helil Cardozo”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira.

A reunião foi no recém-inaugurado Promenade Residence Hotel, no Centro da cidade. Na ocasião, o secretário apresentou o projeto para elaboração e implementação de roteiros temáticos para Itaboraí, com fomento a pequenos negócios associados.

“Podemos elaborar atrativos turísticos, rota, roteiro, destino e produtos, além do 'famtour', uma ação de mercado que extrapola seus objetivos comerciais, pois é efetivo também como estratégia de marketing para a potencialização da imagem do produto turístico e para o relacionamento com o público a que se destina”, explicou Pereira.

O roteiro turístico é um documento com descrição pormenorizada de um plano de viagem, no qual o turista tem a noção dos locais a serem visitados, principais horários preestabelecidos, serviços inclusos e o tipo de equipamento utilizado durante todo o percurso da viagem. Com o roteiro implantado, os turistas ficarão na cidade pelo menos 48 horas, gerando mais emprego e renda na rede hoteleira e comércio em geral. Os visitantes poderão conhecer o Parque Paleontológico de São José, a Igreja e o Convento do Porto das Caixas, o Manguezal de Itambi e a Praça da Carioca (antiga fonte histórica), entre outros atrativos.

Até o final da primeira quinzena de julho, outra reunião será promovida como último passo para a realização de um workshop previsto para setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares