terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

'Prefeitura perto de você' recebe 10 mil pessoas em Cabuçu


A região de Cabuçu, sexto distrito de Itaboraí, recebeu, neste sábado (15/02), a primeira edição de 2014 do programa "Prefeitura Perto de Você". Realizado na Escola Municipal Pimentel de Carvalho, o projeto levou um mutirão de serviços de utilidade pública e ações nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura aos moradores locais. O evento também contou com a participação da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e de juízes de Direito do Fórum de Itaboraí.
Contando com o apoio de mais de 300 voluntários, cerca de 10 mil pessoas aproveitaram os serviços gratuitos, somando 6.082 atendimentos, das 9h às 17h. Como em todas as edições do evento, o prefeito Helil Cardozo montou seu gabinete no local e prestou atendimento direto à população, assim como o seu secretariado.

"O 'Prefeitura Perto de Você' está mudando para melhor a vida dos cidadãos de Itaboraí. A cada edição, mais pessoas ganham dignidade e têm seus direitos reforçados, com acesso facilitado à Justiça e a ações de cidadania, com a obtenção de serviços que nem sabia que poderiam conseguir de graça, como a confecção de óculos de grau, por exemplo", afirmou Helil Cardozo ao lado do vereador Zé Manel (PV), também presente à ação. "O que mais me deixa entusiasmado com este projeto é que a cada ação mais voluntários querem participar, contribuir com seu tempo e conhecimento, fazer o bem sem olhar a quem. Isso nos motiva e dá ânimo para que possamos fazer cada vez mais", acrescentou o prefeito.
Cidadania

Uma hora antes do início das atividades, duas filas de quase 500 metros cada uma já haviam sido formadas por pessoas interessadas no serviço de conversão de união estável para casamento e outra para as demais atividades oferecidas.

Às 4h da manhã, um casal já aguardava o momento dizer o "sim" à frente do juiz. A dona de casa Maria Elizabete da Silva, 53 anos, e o porteiro Moacir Freire de Castro, 61 anos, ambos moradores de Cabuçu, foram os primeiros a chegar. Os noivos explicaram que, apesar da idade, a paixão é recente.

"Moramos juntos há dois anos e essa é a segunda vez que casamos, porque somos divorciados. A Bete, minha mulher, é linda, muito tranquila e gosta de cuidar de mim. Acredito que o amor não tem idade e nunca é tarde pra gente ser feliz", sorriu "Seu" Moacir.

E não tem mesmo. Que o diga o casal mais idoso da fila, o lavrador aposentado Francisco Barcelos, 88 anos, e a dona de casa Amélia Pinto, 83 anos. Juntos há 64 anos, os moradores do bairro Curuzu tiveram como uma das testemunhas do casamento, uma das filhas do casal, de 63 anos.

 "Estávamos ansiosos para oficializar a união que, na prática já existe há muito tempo. Dedicamos nossa vida um ao outro, criamos nossos filhos e achamos por bem casar porque esta é a vontade de Deus e da minha Amélia, que é realmente uma mulher de verdade, como diz a famosa música", disse Francisco.

Indagado sobre a lua-de-mel, o ex-lavrador foi categórico:

"Se eu casei, agora eu tenho direito, né?, afirmou Francisco, provocando risos.

Serviços

Durante oito horas de atividades, o "Prefeitura Perto de Você" ofereceu também serviços de saúde, educação, expedição de documentos, orientação jurídica, banco de empregos, cadastramento para benefícios sociais e recreação infantil, entre outros.

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu exames de vista - por meio do projeto Enxergar Bem - serviços de saúde bucal, produção de prótese dentária, saúde da mulher, ações anti-tabagismo, informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos, além de combate à dengue, aferição de pressão arterial e medição da taxa de glicose.

A emissão de documentos foi uma das atividades mais procuradas e elogiadas pelos moradores. Marcaram presença na ação social a Fundação Leão XIII, o Detran, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí e a Secretaria Municipal de Fazenda. Houve isenção de taxa para emissão de carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito.

Foi o caso do lavrador Paulo César Fernandes da Silva, 68 anos. Morador de Cabuçu desde que nasceu, ele aproveitou a chance para solicitar a segunda via da carteira de identidade e fazer uma nova prótese dentária.

Quem também gostou da iniciativa foi a doméstica Glauci Ferreira da Cunha, 44 anos. Moradora do bairro Iguá, soube pelo outdoor instalado próximo à sua casa que a Prefeitura iria fazer no sábado a ação social em Cabuçu e não perdeu tempo.

"Solicitei a segunda via da minha certidão de nascimento, fiz o cartão do SUS e me inscrevi no Sine. Este projeto é excelente, oferece muitos serviços em um só lugar e a gente pode resolver vários problemas em um dia", comemorou.
O operador de elevadores Cristiano dos Santos Madeira, 35 anos também marcou presença e aproveitou os serviços oferecidos.

"Essa é a primeira que vou a uma ação social e estou achando muito eficaz e rápido. Dá menos trabalho para correr atrás dos documentos. Vim tirar a identidade e trouxe meus filhos para brincar um pouco. Fico sem tempo em dia de semana", contou Cristiano, pai de dois meninos.
A mobilização também ofereceu oficinas de artes, distribuição de sementes, cadastramento para o Bolsa Família, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Procuradoria do Município deu orientações jurídicas aos cidadãos, enquanto a Ouvidoria registrou as sugestões e necessidades da população.

"O Prefeitura Perto de Você é importante porque aproxima efetivamente a Justiça e os serviços públicos do cidadão, além de contribuir para transformar a realidade destas pessoas com informações úteis sobre seus direitos", afirmou o vereador Zé Manel (PV), que esteve acompanhado dos parlamentares Irmão Caio (PSC), Rosana Rosa (PC do B), Clemilson Mixaria (PSDB) e Ézio Barcellos (PRTB).
Realizado desde agosto do ano passado, o Prefeitura Perto de Você já visitou os bairros de Reta Nova, João Caetano (Itambi), Manilha, Jardim Itamarati (Visconde) e Nova Cidade. E em 2014, estará em mais pontos estratégicos da cidade para levar mais serviços e atender a população. A próxima edição da ação social acontecerá no bairro Quissamã, no dia 29 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares