segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Itaboraí garante enxoval a bebês que nascem no Hospital Municipal


As mulheres que dão à luz na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Itaboraí, recebem um enxoval novinho assim que têm alta hospitalar. O presente faz parte do programa "Gerando Vidas", ação pioneira da gestão do prefeito Helil Cardozo, que visa garantir o melhor cuidado às mães e ajudá-las nos primeiros meses de vida do bebê.

O kit é entregue, inclusive, às mães que não moram na cidade. O enxoval contém cobertor, toalha, trocador, toalhas de boca, calça em malha, macacão curto e comprido, touca, sapato e roupa de pagão. Dependendo do sexo da criança, a cor predominante do kit pode ser rosa ou azul. Tudo vem  acondicionado numa bolsa especialmente confeccionada para o programa.

Desde novembro de 2013, a Prefeitura já distribuiu cerca de 250 bolsas. A maternidade realiza, em média, 120 partos por mês, sendo 70 normais e 50 cesarianas. São feitos, ainda, 900 atendimentos ginecológicos/obstetrícios no setor, divididos entre cirurgia eletiva e emergencial, internação e acolhimento de gestantes em risco.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, ressalta a importância do programa no sentido de auxiliar muitas mães sem condições financeiras para comprar o primeiro enxoval dos filhos.

“Estamos proporcionando dignidade às nossas crianças desde as primeiras horas de vida”, destacou o secretário. “As mães esperam ansiosas a hora de receber o kit. Algumas já chegam à maternidade pedindo a bolsa. Este presente representa um diferencial no atendimento, mas a nossa preocupação, em primeiro lugar, é com o bem-estar do bebê e da mãe”, afirmou.

Após dar à luz o quinto filho, a dona de casa Viviane dos Santos, 28 anos, ganhou uma bolsa e roupinhas cor-de-rosa para cuidar da filha Rafaele.

“Fui muito bem atendida desde que cheguei ao pré-parto. Não sabia que iria receber esta bolsa. Fiquei muito feliz. Será de grande utilidade para minha filha”, disse a moradora de Marambaia.

Já Rosângela de Oliveira, 35 anos, moradora de Visconde, recebeu a bolsa na cor azul, que irá ajudá-la, principalmente, nas primeiras semanas.

“Não deu tempo para comprar o enxoval dele, que nasceu de oito meses. Fiquei sabendo hoje que ganharia este kit maternidade, que é muito bonito. Meu bebê vai para casa vestindo o macacãozinho. Vai ficar lindão!”, destacou a mãe do pequeno Matias, seu quarto filho.

As mães que dão à luz no Hospital Municipal de Itaboraí recebem, ainda, instruções sobre aleitamento materno, vacinação, higiene do coto umbilical e genital, formas de prevenção da gravidez durante o período de resguardo e cuidados com a alimentação. Os recém-nascidos são imunizados com as vacinas BCG e Hepatite B, e passam por testes de Triagem Neonata (Pezinho) e do reflexo vermelho (Olhinho), além de receber encaminhamento para o exame da Triagem Auditiva Neonatal (Orelhinha) na Policlínica de Manilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares