segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Itaboraí terá centro avançado de recuperação de deficientes

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, esteve semana, na Associação Fluminense de Reabilitação, instituição considerada referência no tratamento de pessoas com deficiência no Estado do Rio, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, e do secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. A visita teve o objetivo de compartilhar informações com a direção da unidade, no intuito de preparar o município para receber um Centro Especializado de Reabilitação (CER), a partir de um convênio firmado com o Governo Federal.
Itaboraí é um dos municípios que serão beneficiados com a construção de um CER na cidade, anunciado pelo Ministério da Saúde.

A cidade receberá a unidade mais avançada do programa, do tipo IV, destinada ao tratamento de pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva. Apenas dois municípios no Estado do Rio foram contemplados.
“Nosso objetivo é humanizar o atendimento, possibilitando que o cidadão receba a devida atenção em Itaboraí, evitando que tenha de se preocupar em se deslocar a outra cidade”, disse o prefeito Helil Cardozo. “Quando facilitamos para o usuário, naturalmente, estamos facilitando o seu tratamento de forma geral”.

O CER será erguido em uma área de cerca de 2 mil m² na rua César Xará, em Venda das Pedras. As obras, orçadas em R$ 5 milhões, têm verba do Governo Federal e devem começar em seis meses.
“É fundamental essa parceria com o Governo Federal, para que Itaboraí receba os investimentos compatíveis com seu crescimento, principalmente a partir da chegada do Comperj em nossa cidade. Precisamos sempre trabalhar em parceria”, afirmou Audir Santana.
O CER de Itaboraí contará com uma equipe multidisciplinar devidamente especializada, com profissionais de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e enfermagem atuando no local. A unidade vai atender, ainda, mais três municípios: Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. A Secretaria de Saúde de Itaboraí será a responsável pela gestão, recebendo, mensalmente, R$ 345 mil do Governo Federal para auxílio com os gastos.
“Fico muito feliz com essa conquista, resultado da presença constante do nosso prefeito em Brasília, mantendo contato permanente com o Ministério. Um centro desse porte vai ser fundamental para otimizar a nossa rede de atendimento às pessoas com deficiência”, disse Edilson Francisco dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares