quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Itaboraí reduz em 89% casos notificados de dengue


Itaboraí iniciou o ano com queda de 89% no número de notificações de dengue no município. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, em janeiro de 2013 foram registrados 430 casos da doença, enquanto no mesmo período de 2014 foram contabilizados 48, sem registro de óbito.

A queda também foi apontada pelo primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado este mês na cidade. O mapeamento registrou um índice de 2,1%, representando queda de 0,3% em relação ao último levantamento, realizado em outubro.

O monitoramento para traçar o mapa da dengue em Itaboraí foi realizado em 40 mil residências espalhadas por toda a cidade. Agentes de controle de endemias, supervisores de campo e técnicos de laboratório fizeram a inspeção domiciliar com o intuito de mapear as áreas mais propensas à proliferação do mosquito da dengue.

“No início da nossa administração, em janeiro de 2013, encontramos a cidade sofrendo com a epidemia de dengue, agravada pela falta de medicamentos e profissionais de saúde. Trabalhamos duro, e conseguimos enfrentar a crise”, afirmou o prefeito Helil Cardozo, exaltando o trabalho conjunto de toda a sua equipe.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, o LIRAa mostra que a participação da população e a ação integrada da Prefeitura estão dando resultado.

“A luta contra a dengue se deve, principalmente, a diversas ações de prevenção que continuam sendo realizadas pela Prefeitura, como a campanha contra o lixo nas ruas, a eliminação de criadouros do mosquito em terrenos baldios por meio de mutirões nos bairros, a aplicação de inseticidas em áreas prioritárias, as capacitações dos profissionais e a intensificação dos trabalhos dos agentes de endemias nos distritos”, afirma Edilson Francisco.

O subsecretário de Vigilâncias em Saúde, Geraldo Vieira Sobrinho, ressalta que o número de casos notificados também reflete a sensibilização dos profissionais de Saúde e a mobilização da comunidade em relação à prevenção aos cuidados com a doença.

“O trabalho de enfrentamento à dengue é contínuo e conta com o apoio da população. É preciso eliminar os lugares que favoreçam a reprodução do mosquito. A regra básica é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente, afinal, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Cada morador deve evitar que sua residência seja um foco de dengue”, reforçou Sobrinho.

Telefone à disposição

Quem quiser denunciar situações que possam causar o avanço da doença no município, além de tirar dúvidas sobre a dengue e informar casos suspeitos, pode ligar para 2639-8176.

Em janeiro de 2013, no início da atual gestão municipal, a cidade enfrentava uma grave epidemia de dengue. O prefeito Helil Cardozo decretou, no quarto dia de governo, situação de emergência na área da Saúde. Após um intenso trabalho dos agentes de combate a endemias, realizado em parceria com a subsecretaria estadual de Governo, Itaboraí conseguiu superar o problema.

Vencida a primeira batalha, Helil Cardozo determinou a realização de um plano de trabalho para prevenir futuras epidemias e garantir mais saúde e tranquilidade à população.

“É papel da administração pública zelar pela saúde e qualidade de vida do cidadão. Por isso, em nossa administração, planejamento e prevenção são prioridades” completou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares