domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mais de 6 mil meninas serão vacinadas contra HPV em Itaboraí


Em Itaboraí, 6.200 meninas de 11 a 13 anos deverão receber, entre os dias 10 de março e 10 de abril, a primeira dose contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. A doença é a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

As doses serão distribuídas durante campanha de mobilização ao público-alvo e estará disponível em todos os postos de saúde do município ao longo do ano. A segunda dose deverá acontecer dos dias 01 a 12 de setembro. E a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Será utilizada a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda seis meses depois e a terceira cinco anos após a primeira dose.

Também será promovido, em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, o Ministério da Saúde vai distribuir informe técnico aos estados e municípios e, em fevereiro, inicia a capacitação a distância aos profissionais de saúde e professores. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares