sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Itaboraí tem projetos de saúde selecionados para Mostra em Brasília


Itaboraí teve dois trabalhos aprovados para participar da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, a mais importante do Brasil sobre o tema. O evento acontece em Brasília, de 12 a 15 de março, e deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre profissionais, gestores e usuários dos serviços de saúde pública.

Os trabalhos de Itaboraí concorreram com 6.700 projetos de todo país. Após uma pré-seleção, os 900 relatos de experiências melhor classificados na avaliação terão 20 minutos para se apresentar nas Cirandas de Experiência. Desses, 480 projetos serão classificados e apresentados durante 10 minutos nos Dedos de Prosa.

Do Sudeste, foram selecionados 288 trabalhos entre todos os estados da região. De Itaboraí, das cinco inscritos, foram escolhidos “A Horta Escolar, uma vitória compartilhada – Ação intersetorial” e “A união das ACS e das usuárias na busca ativa da saúde da mulher”, ambos da Unidade de Saúde da Família de Santo Antônio, distrito de Manilha. O vencedor ganhará uma viagem para qualquer lugar do Brasil, além da publicação do projeto em veículos de comunicação voltados para o setor.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, as experiências estimulam a atuação dos profissionais, gestores e usuários da Atenção Básica.

“As iniciativas contribuem com a reflexão e a constante melhoria nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a Atenção Básica”, afirmou Edilson.

Projetos

O programa “A Horta Escolar uma vitória compartilhada – Ação intersetorial” utiliza técnicas de plantio para ensinar às 260 crianças da Escola Municipal Neusa Salles a importância da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida dos estudantes. O projeto também prevê atividades físicas, palestras e avaliação do peso e altura.

“Os agentes comunitários tiveram a ideia de fazer uma horta e colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra. A aceitação dos alunos foi grande e muitos já levaram mudas para serem plantadas em casa. As crianças aprendem a se alimentar melhor e, com isso, já percebemos uma diminuição significativa nos índices de anemia e obesidade”, explica a enfermeira Aline Bastos.

Já no projeto “A união das ACS e das usuárias na busca ativa da saúde da mulher”, os agentes convidam para um dia de beleza todas as pacientes que costumavam faltar ao exame preventivo previamente agendado.

“As usuárias eram chamadas para fazer, gratuitamente, hidratação, massagem capilar e depilação da sobrancelha. Nosso objetivo foi inovar nesta rotina e fazer com que a paciente se sentisse mais tranquila e relaxada para fazer o exame”, esclareceu Aline.

Saiba mais

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família é um evento que busca valorizar as experiências cotidianas dos profissionais e estimular o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. O objetivo do encontro é contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares