sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Itaboraí vai distribuir 60 mil camisinhas no Carnaval


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí promove, a partir de sexta-feira (28), campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids focada no Carnaval. Durante todo período de folia, 60 mil preservativos serão distribuídos na Arena Carnaval, localizada no Centro, e nos bairros de Visconde, Cabuçu, Itambi, Apolo e Marambaia, onde também haverá festejos promovidos pela Prefeitura.

A campanha contará com dois profissionais de saúde para também distribuir panfletos, orientar e chamar a atenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis nos blocos de carnaval e bailes de rua promovidos pela Prefeitura. A campanha é organizada pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, explica que a campanha vai alcançar os foliões, mas a meta é chegar a toda população.

"Assim como as demais campanhas, aproveitamos uma data comemorativa para alertar um público específico, mas com o objetivo de alcançar toda a comunidade. Quanto mais cedo for feita a identificação da doença, maior é a chance de cura do paciente acometido por sífilis ou hepatites B e C. No caso do HIV, o diagnóstico precoce é, também, fundamental para manter a doença sob controle e oferecer maior qualidade de vida a esse paciente", explica.

Atualmente, 790 portadores estão em tratamento.

"A medida de prevenção mais eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis ainda é o uso do preservativo. Trata-se de uma ação simples, que afasta a possibilidade da pessoa contrair uma doença que ainda mata, como é o caso da Aids", destacou Eledir Terra, coordenadora do programa no município.

Exames de HIV

Terminada a folia, a campanha continua com foco no incentivo à realização do exame para diagnóstico. Testes de HIV, sífilis e hepatites para quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo, são realizados diariamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Rocha, que faz o exame gratuitamente e de forma sigilosa o ano inteiro.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/n, Nancilândia, Itaboraí (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior). Mais informações pelo telefone 3639-1852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares