domingo, 16 de fevereiro de 2014

Itaboraí: realizou I Seminário sobre Código Florestal e Zoneamento

A Prefeitura de Itaboraí  realizou, na terça-feira (04/02), no Salão Nobre da Prefeitura, o I Seminário sobre Código Florestal e Zoneamento, que contou com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a participação de produtores rurais e da população em geral.
“Ao longo do processo de licenciamento e até mesmo do atendimento geral que fazemos na Secretaria, observamos que algumas pessoas desconhecem a existência da legislação. E muitas têm dúvidas sobre o zoneamento e o Código Florestal. Para isso, pensamos em traduzir seus conteúdos para uma linguagem mais acessível, além de fortalecer o diálogo com a população, que é fundamental”, disse André Pereira, subsecretário municipal de Meio Ambiente.
O evento foi aberto pela a gerente do serviço florestal do Inea, Julia Bochner. Ela falou sobre a Lei 12.651/12, que apresenta o Novo Código Florestal. Durante a palestra, foram abordados temas como Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente.
Em seguida, o engenheiro florestal Ciro Moura, que coordena o convênio Petrobras/Inea/Ecoatlântica, falou sobre os benefícios diretos e indiretos da restauração florestal para a propriedade rural, chamando a atenção para o fato de que, em todo o mundo, são destruídos cerca de 13 milhões de hectares de vegetação, o que equivale a mais de duas vezes o estado do Rio de Janeiro.
“Foi um evento muito bom, pois serviu para nos dar mais conhecimento de causa. Eu tinha muitas dúvidas sobre APP, e hoje pude esclarecer muita coisa”, disse Cláudio Augusto Pereira, pecuarista com propriedade em Duques.
O encerramento coube ao subsecretário municipal de Urbanismo, Adolfo Moreau, que falou sobre o Código Florestal e o zoneamento de Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares