quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Itaboraí fiscaliza camelôs no Centro





A Prefeitura de Itaboraí realizou, na noite de sexta-feira e no fim de semana, inspeções nas principais vias do centro da cidade para impedir o comércio ilegal de produtos e o uso indevido de espaços públicos.

Segundo Dauro Almeida, diretor de Posturas do município, o objetivo não era o de apreender mercadorias ou gerar qualquer tumulto ou prejuízos junto ao comércio formal ou aos ambulantes, mas o de informá-los da necessidade de buscar a atuação dentro da legalidade.

"Quando encontramos algum tipo de comércio ilegal ou uso indevido do espaço público, a primeira atitude foi orientar o camelô ou comerciante formal, a partir de uma notificação, para que ele mesmo retirasse a mercadoria e, posteriormente, procurasse a Prefeitura para sua regularização, tudo na base do diálogo", explicou Dauro.

A operação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar, e se estendeu até a tarde de sábado.Wilson Pereira, subsecretário de Posturas, também acompanhou os trabalhos. Segundo ele, não houve qualquer tipo de resistência.

"Tanto os ambulantes quanto os comerciantes formais foram receptivos. Não tivemos problemas com a operação, e nem precisamos recolher material", disse Wilson.

Algumas lojas foram notificadas por usar a calçada para expor seus produtos, entre elas a Casas Bahia, que, além de ter mercadorias em frete à loja, utilizava aparelhos sonoros na calçada, o que não é permitido. A loja Ricardo Eletro também foi notificada pelos mesmos motivos. Em caso de reincidência, os estabelecimentos serão multados. Duas barracas que comercializavam serviços da empresa de telefonia Vivo, e que ocupavam espaços na Avenida 22 de Maio sem da licença do departamento de postura, tiveram que ser removidas do local.

A Prefeitura de Itaboraí já começou um processo de cadastramento e investigação social de ambulantes que atuavam no centro da cidade, para que eles possam trabalhar legalmente no Centro de Comércio Popular (CCP), que será implementado num terreno a ser desapropriado na Avenida 22 de Maio. No espaço, será erguido um prédio com capacidade para 138 boxes.

O prédio do CCP terá três pavimentos com escadas, rampas de acessibilidade, banheiros, luz, gás, segurança, lixeiras e outros equipamentos. Também foi planejado um sistema de ventilação adequado ao empreendimento.Após a desapropriação do terreno, o prazo para a conclusão da obra é de 60 a 90 dias. Até lá, os ambulantes cadastrados receberão um salário social. A Prefeitura está concluindo a fase de investigação social, para constatar se todos os que se cadastraram realmente moram em Itaboraí.

Itaboraí quer emitir alvará em 48 horas


O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itaboraí Luiz Fernando Guimarães  reuniu, na sede da Prefeitura, representantes de várias pastas municipais para a apresentação do projeto Casa do Empreendedor.  O encontro promoveu, inicialmente, uma discussão sobre a implementação de um local onde os diversos setores da Prefeitura possam atuar em conjunto, em ações que visam, por exemplo, a agilizar a expedição de alvarás provisórios de funcionamento.
A expectativa é a de que o serviço funcione no prédio da Secretaria de Administração. Batizado de Casa do Empreendedor, o local reunirá representantes das secretarias de Indústria Comércio e Turismo, Trabalho e Renda, Fazenda, Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, Tecnologia da Informação, e também Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Procuradoria Geral do Município, Receita Federal, Sebrae e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

“O principal objetivo da Casa é desburocratizar a vinda dos empreendedores por meio da integração dos órgãos responsáveis e dar mais agilidade na produção de alvarás”, afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Com a reunião desses órgãos num só local, um alvará que chegava a demorar 11 meses para ser expedido terá o seu tempo de produção reduzido, podendo chegar a 48 horas. Para que esse prazo seja cumprido, será feito um estudo do fluxo de atendimento e verificação das atividades comerciais. Atividades que exijam liberação da vigilância sanitária, por exemplo, poderão levar mais tempo para conseguir o alvará.


“Para que a casa possa funcionar plenamente, nesse primeiro momento será feito um estudo. Só assim, saberemos como agir corretamente. Vamos fazer tudo dentro da lei, sem pular etapas, sem dar jeitinho”, disse Luiz Fernando Guimarães.

O secretário afirmou, ainda, que quer colocar a Casa em funcionamento em menos de três meses.

Secretários de Saúde vários municípios se reúnem em Itaboraí



Secretários de Saúde de Itaboraí, São Gonçalo, Silva Jardim, Rio Bonito e Tanguá estiveram reunidos   no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí para discutir estratégias comuns e ações integradas entre os municípios para melhorar o setor. Esse foi o primeiro encontro do setor entre os novos gestores dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana II, que engloba ainda as cidades de Maricá e Niterói,  cujos representantes não puderam comparecer.

O objetivo foi debater assuntos de interesse emergencial para os municípios da região, como atendimentos de ortopedia, neurocirurgia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de questões como aproximação entre as unidades de saúde municipais e estadual, a Rede Cegonha e a assistência a usuários portadores de planos de saúde privados na rede pública.

Esses e outros tópicos serão levados para Comissão de Intergestores Regionais (CIR), que se reúne novamente hoje, em Niterói. É a partir dessa instância que acontece o processo de regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É o primeiro de muitos encontros que iremos realizar com os secretários de saúde da Região Metropolitana II para afinar as ações”, disse o secretário municipal de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos. “Esperamos garantir a cooperação entre os gestores das outras regiões referente à cobertura dos serviços de saúde disponíveis ou não em seus municípios de residência”, acrescentou.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí retoma gestão do Hospital Municipal




A partir desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Itaboraí volta a assumir a administração do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Após 30 dias de gestão compartilhada, o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e Educação (Inase), Organização Social (OS) que gerenciava a unidade de saúde desde junho do ano passado, não será mais a responsável pelo hospital.

Entre as principais metas a serem atingidas pela nova gestão estão as reaberturas da unidade transfusional (responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue) e da Central de Material e Esterilização (que assegura o controle, preparo e esterilização de equipamentos), o que permitirá a realização de um mutirão de cirurgias eletivas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a retomada do hospital pela Prefeitura tem o objetivo de dar um choque de gestão administrativa na unidade, corrigindo problemas e colocando os setores fechados para funcionar.

“Só assim poderemos melhorar consideravelmente a saúde em nosso município em termos de urgência, seguindo a determinação do Prefeito Helil Cardozo já nos primeiro dias de seu governo. Estamos trabalhando para atendê-la o mais rapidamente possível”, afirmou Santos.

Diariamente, o Hospital recebe, em média, 600 pacientes na emergência e no pronto-atendimento. Melhorar e agilizar o atendimento, investindo e ampliando a infraestrutura, e adquirir novos equipamentos são outros desafios que devem receber atenção prioritária para tornar o hospital uma referência na região.

Outro ponto importante para o pleno funcionamento do Hospital, e que ainda é criteriosamente avaliado, é o de recursos humanos. O levantamento feito pela equipe de transição descobriu que havia, pelo menos, seis modalidades de contratação de pessoal advindos da gestão anterior. Além dos servidores efetivos em regime estatutário, havia cargos comissionados, celetistas contratados pelo Inase e pela Oscip Instituto Sorrindo para Vida, contratos temporários e bolsistas (autônomos que recebiam uma bolsa-auxílio, sem vínculo empregatício).

“Estamos regularizando a situação funcional destes servidores. Ninguém foi ou será exonerado. A Secretaria de Saúde manteve todos funcionários na unidade. A partir de agora, será feita uma avaliação criteriosa e individualizada para conhecermos melhor o potencial técnico e científico de cada profissional”, frisou Santos.

Entenda o caso

O processo que resultou na retomada, nesta quarta-feira, da administração direta do Hospital Municipal pela Prefeitura de Itaboraí teve início em 28 de janeiro, quando o gestor da pasta da Saúde fez o anúncio oficial aos funcionários da unidade hospitalar. A transição da unidade ocorreu de forma amigável, sem que houvesse descontinuidade no atendimento à população.

Durante este período, a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde analisou a situação financeira dos contratos com os setores de lavanderia, limpeza, laboratório e alimentação, fez um diagnóstico do patrimônio que já existia e do que foi adquirido pelo Inase e levantou o estoque de medicamentos e de material de consumo.

Secretário organiza gestão de obras em Itaboraí


Itaboraí: Secretaria de Obras busca mais eficiência


A Prefeitura de Itaboraí está reorganizando a sua Secretaria de Obras para iniciar um trabalho mais efetivo nas ruas, após o secretário Rafael Cohen encontrar a pasta em situação de dificuldades, principalmente em relação à sua estruturação. Fiscalizar e buscar oportunidades é a meta de Cohen, que está criando um setor de planejamento e aprimorando a fiscalização.

Outro fator que irá dinamizar os trabalhos da Secretaria de Obras de Itaboraí  é o fortalecimento da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que passa a exercer a função diária de manutenção de itens como iluminação pública, ruas, caçadas etc, que antes ficavam a cargo também da pasta de Obras.

Cohen pretende ainda manter um bom relacionamento com os governos Estadual e Federal. O objetivo é conseguir verbas para vários projetos. Para isso, a equipe de núcleo de projetos que já trabalhava na pasta foi mantida e será qualificada.

A criação de um banco de terrenos da prefeitura também está nos planos do secretário. Segundo Cohen, isso vai facilitar o trabalho do prefeito Helil Cardozo no planejamento de novas construções para a cidade.

O secretário conta também com a participação da população para a realização de um bom trabalho:

“A cooperação dos moradores vai ser essencial para a realização das obras. A opinião da população local vai ajudar no desenvolvimento do projeto e das obras e a manutenção dos serviços”, observou.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vaga de emprego para Técnico de enfermagem do trabalho em Itaboraí COMPERJ


Sexo: ambos

Salário: R$2.710,00

Benefícios: Transporte, Alimentação no local, Cartão Sodexo

Necessário:
Experiência comprovada.
Curso na área de enfermagem do trabalho.
Disponibilidade imediata.

Interessados enviar CV no corpo do e-mail para: curriculo@referenciarh.com no assunto: Enfermagem do Trabalho

Via Vagas Itaboraí

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Itaboraí




O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Itaboraí, o Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar e o Delegado da 71ª Delegacia Policial, têm a honra de convidá-lo (a) para comparecer à Reunião Ordinária do CCSI, que se dará no dia 27 de fevereiro de 2013, às 15:00h, na 25ª Subseção da OAB em Itaboraí, sito à Rua São João, nº 139, Centro, Itaboraí-RJ.


 TEMAS DA REUNIÃO:

A) Cerimônia de posse da nova Diretoria do CCSI, Biênio: 2013/2015;
B) Palestra sobre o Estado do impacto do COMPERJ;
C) Assuntos Gerais.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí intensifica campanha do IPTU 2013


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Fazenda, intensifica a divulgação da campanha relativa ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Canais de comunicação como outdoors, carros de som e rádios locais têm sido usados para informar a população sobre as condições de pagamento. Quem decidir pela cota única até o dia 31 de março, terá uma redução de 40% no valor do IPTU. Já quem quiser parcelar em até 10 vezes, iniciando a primeira parcela até o dia 10 de março, a redução será de 20%.

 “A população tem demonstrado confiança em nossa gestão. Os contribuintes estão procurando a Secretaria de Fazenda em grande número para retirar a segunda via do IPTU ou buscar informações sobre a quitação do imposto”, comentou o  secretário da pasta, José Mauro Soares.

Mais de 100 mil carnês de IPTU estão sendo enviados aos contribuintes até a primeira semana de março. A Prefeitura conta com três modalidades de envio: por correspondência, para pessoas que residem dentro ou fora da cidade; por entrega domiciliar, realizada por funcionários da instituição devidamente uniformizados; e pela internet, por meio do site oficial da prefeitura (www.itaborai.rj.gov.br). O documento também pode ser retirado no departamento de Arrecadação da Secretaria de Fazenda.

O pagamento poderá ser feito até a data do vencimento nas agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, HSBC e Bradesco, além de casas lotéricas e internet banking.  Mas os contribuintes devem ficar atentos: as parcelas não quitadas dentro dos vencimentos serão acrescidas de multas e juros previstos no Código Tributário Municipal.

Para esclarecer dúvidas sobre IPTU, regularizar seus débitos municipais ou emitir a 2ª via do imposto, o contribuinte pode procurar o Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O setor fica na Rua Dr. Fidélis Alves, 101, Centro, Itaboraí.

Isenção

Os idosos podem requerer a isenção do IPTU. Para ter direito ao benefício é necessário ser maior de 65 anos, comprovar renda familiar de até dois salários mínimos e ser proprietário de apenas um imóvel, residindo nele (se no terreno do idoso houver mais de uma residência, a isenção é para apenas uma casa). O beneficiário fica isento do IPTU, pagando somente as demais taxas inerentes ao imóvel, se houver.

Os portadores de deficiência física e mental e do vírus HIV também têm direito a isenção do imposto. Basta apresentar exame ou laudo que ateste a doença, o documento do imóvel, cópia da identidade, CPF, carnê do IPTU e contracheque ou extrato bancário atualizado que comprove a renda mensal.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Manilha ganhará sinais de trânsito e melhorias nos pontos de ônibus



Após mudar os locais das paradas de ônibus da BR 101, localizados no centro de Manilha, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, anunciou a instalação, para esta semana, de sinais de trânsito na região, visando dar mais segurança aos pedestres que precisam atravessar a via para embarcar nos coletivos. O prefeito também fez o anúncio da construção de baias diferenciadas para as linhas, de acordo com as empresas e os destinos, além de abrigos para os passageiros que aguardam os ônibus. Helil foi ao local acompanhado do secretário municipal de Obras, Rafael Cohen, e do secretário de Transporte, Cláudio Ivanof.

“Pude ver que o trânsito melhorou com a mudança dos pontos, mas o fluxo de gente atravessando a pista é muito grande. Por isso, pedi urgência na instalação dos sinais, que terão de começar a funcionar ainda esta semana”, disse o prefeito.

Para garantir a segurança dos pedestres enquanto os semáforos são instalados, a Secretaria de Transporte atua com agentes de trânsito nos dois sentidos da via, controlando o tráfego e auxiliando os pedestres durante a travessia.

Moradora de Manilha, Ana Paula Zangrandi, 45 anos, gostou das mudanças e aprovou a instalação dos semáforos.

“Eu percebi que o trânsito melhorou, mas estava preocupada com a travessia que é perigosa. Agora, com os sinais, vai ficar muito bom”, comemorou Ana Paula.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretária de meio ambiente de Itaboraí resolve pendências


A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí conseguiu reaver verba de R$ 385 mil, fruto de convênio com a Petrobras, que estava à disposição da pasta mas não foi utilizada pela gestão anterior – valor destinado à compra e modernização de materiais para a operacionalização e estruturação da própria Secretaria.

Com esse dinheiro, serão adquiridos sete automóveis, uma moto e dois barcos, além de computadores, aparelhos de GPS e outros materiais.

A partir do trabalho do secretário, Eduardo Zangari, e sua equipe, a quantia volta a ser disponibilizada. “Esse convênio é fundamental para nós e para toda a população de Itaboraí. Poderemos dar mais condições para nossos fiscais trabalharem, além de agilizarmos as consultas e todos os procedimentos da nossa secretaria”, disse Zangari.

Em menos de dois meses, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí conseguiu resolver todas as pendências relativas às consultas prévias de licenciamento que estavam paradas no município.

Itaboraí dá posse a 80 novos professores



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (Semec),  empossou 39 novos professores divididos em Educação Infantil e Primeiro Segmento (1° ao 5° ano).

A solenidade foi no Salão Nobre da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito e da secretária de Educação.

Mais 18 docentes do Segundo  Segmento (6° ao 9° ano) assinaram o termo de posse, totalizando 57 no último dia 20. Ao todo, 80 professores foram convocados, porém, dez solicitaram adiamento de posse, por conta de alguns problemas de documentação, e outros 13 não se apresentaram.

Na cerimônia de posse, de acordo com a classificação no concurso, os novos professores realizaram a escolha da unidade escolar, já sendo encaminhados para começar suas atividades.
O prefeito Helil Cardozo deu as boas-vindas aos docentes e anunciou que uma nova convocação será realizada até o próximo mês, já que o prazo de validade do concurso público, realizado em 2011, termina em 26 de abril.

Quebrando o protocolo, a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, fez questão de parabenizar uma das novas funcionárias da Semec, Viviane Costa de Aragão, 25 anos, exonerada do antigo cargo na Prefeitura para assumir a vaga de professora de primeiro segmento do concurso.

“Sei o quanto a Viviane tem comprometimento e dedicação com o município, e espero isso de todos vocês. Estamos trabalhando incansavelmente para fazer a melhor Educação nesta cidade, priorizando os nossos alunos. Para isso, contamos com vocês”, ressaltou a gestora da pasta. “Eu também sou professora concursada da rede, e já estive nesta situação de ansiedade, que muitos se encontram aqui hoje. Mas tenho certeza que todos estão preparados e capacitados para dar o seu melhor e fazer uma Educação de qualidade nesta cidade”.

Após assinar seu termo de posse, Viviane Aragão comemorou sua convocação:

“É uma imensa felicidade, pois eu já havia perdido as esperanças de ser convocada. Já tentei concursos em outros municípios, mas o meu objetivo era trabalhar em Itaboraí”, disse.

A convocação abrange 20 vagas para Educação Infantil, 30 vagas para o primeiro segmento e 30 vagas para o segundo segmento, para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Física e Educação Artística.

Itaboraí tira da gaveta PAC para Venda das Pedras


O atual secretário municipal de Habitação e Políticas Sociais de Itaboraí, Wolney Trindade, foi surpreendido ao vasculhar os arquivos de sua Secretaria e encontrar o projeto de um novo bairro, incluído no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), oferecido praticamente sem custos ao Município por meio de uma parceria entre os governos  Estadual e Federal.

O projeto foi praticamente ignorado pela gestão anterior de Itaboraí, e repousava há um ano na gaveta. Era preciso apenas uma assinatura do prefeito para concretizar o convênio, cujo prazo para ser firmado terminaria em março deste ano. O atual prefeito, Helil Cardozo, já assinou a documentação, que foi encaminhada à Companhia Estadual de Habitação (Cehab). Helil deve receber, em breve, a visita do secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, para dar prosseguimento às ações.

A área disponível para a realização do projeto, na região de Venda das Pedras, tem um milhão de metros quadrados. O investimento inicial para os serviços de topografia, planta, legalização e parcelamento do solo, entre outros, é de  R$ 1 milhão. Já para a realização das obras, o Ministério das Cidades disponibilizará cerca de R$ 70 milhões.

Wolney lembra que Itaboraí está em plena expansão, a partir do processo de instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), o que leva ao Município crescimento habitacional, econômico e imobiliário, impondo desafios urbanos.

“Este terreno pertence ao Estado que, por meio da Cehab, o está cedendo à Prefeitura, com o projeto já aprovado pelo Ministério das Cidades”, explica Wolney Trindade.

Por meio do PAC, a área será totalmente urbanizada. Serão construídos, inicialmente, 55 apartamentos que abrigarão famílias de baixa renda - hoje residentes em locais de risco - além de área de lazer e escola. Alguns lotes serão destinados à implementação do comércio local, como padarias, mercados, bares, lanchonetes e farmácias. Os interessados participarão de concorrência pública.

Numa pequena área do terreno está instalada a Colônia Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, um antigo hospital que atualmente funciona como ambulatório. A contrapartida da Prefeitura, após a conclusão das obras, será implantar uma linha de ônibus para atender os moradores da localidade e oferecer todos os serviços públicos de sua responsabilidade, como coleta de lixo, manutenção da iluminação etc.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Itaboraí intensifica combate à dengue



No início do ano, período em que as chuvas contribuem para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica os trabalhos de controle e prevenção da doença.

Diariamente, 152 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), visitam residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios, ferros-velhos, dentre outros, para encontrar focos de criadouros do mosquito. Em casos suspeitos ou confirmados da doença, é realizado o bloqueio numa área de 200 metros nas proximidades do imóvel, além da instalação de capas protetoras em caixas d’água. A equipe também oferece dicas de prevenção e conscientização à população.

Segundo o coordenador do PMCD, Edimilton Delaroli, cerca de 80% das áreas do município são assistidas pelo programa. A meta é chegar aos 100%. O trabalho é realizado em cinco ciclos durante o ano, com tratamento focal (larvicida), perifocal (com inseticida) e UBV (Ultra Baixo Volume), instrumento para combater focos do mosquito da dengue e conter uma possível disseminação da doença.

Grávida do terceiro filho, a moradora de Areal, Ana Lúcia de Melo, 34 anos, acompanhou e parabenizou o trabalho dos agentes, na manhã desta sexta-feira (15).

“Aqui no meu quintal somos três famílias, e graças a Deus nunca tivemos dengue. Os agentes estão sempre presentes”, disse a moradora.

Agente de controle a endemias há sete anos, Ingrid Ferreira destaca a parceria com a população.

“É difícil encontrarmos recusa nas comunidades. O que acontece, às vezes, é não haver pessoas em casa. Pedimos que o morador nos acompanhe na visita, para alertarmos sobre a necessidade de eliminar garrafas pet, pratinhos de plantas, reservatórios de água limpa e parada, dentre outros”, afirmou.

Familiarizada com os agentes e conscientizada sobre o combate à dengue, a dona-de-casa Maria Madalena Brandão, 55 anos, mostrou que segue à risca as orientações: em sua residência não foi encontrado nenhum foco do mosquito.

“O trabalho deles é muito importante, mas eu também faço a minha parte, e ainda conscientizo os vizinhos. Nada de deixar água parada”, enfatizou.

Conhecidos por “equipe de campo”, os agentes de controle a endemias realizam um boletim diário, que é enviado semanalmente para o PMCD. O órgão, por sua vez, realiza um resumo semanal, enviado on-line ao Governo Estadual. O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) informa que o município está classificado como de médio/baixo índice.

Segundo o coordenador do PMCD, mais projetos serão realizados para a conscientização e prevenção da dengue.

“Vamos fazer reuniões com entidades organizadas, como igrejas, associações, escolas e empresas, a fim de multiplicar as informações. Nosso grande aliado nessa luta contra a dengue é e sempre será a população”, afirma Edimilton Delaroli.

Mais informações pelo telefone 2639-8176

Mais sobre a dengue

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Itaboraí tratará pessoas com problemas com álcool e drogas



Pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas receberão atendimento especial da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí.

Por meio do Programa de Saúde Mental do Município, será criado, ainda este ano, um ambulatório específico para atendimento a esses casos. Denominado de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o espaço será instalado no Centro da cidade e tem previsão de funcionar 24 horas por dia.

“Esse espaço vai atender às pessoas que queiram receber tratamento. Nada será forçado, e não é uma internação”, diz Marcos Roca, coordenador do Caps. “O paciente vai receber apoio de psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais para ir deixando o vício de forma gradativa”, salientou.

O coordenador lembra que o principal objetivo do projeto é resgatar a cidadania dos usuários.
Em casos de emergência, o paciente será encaminhado para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, onde permanecerá até a estabilização clínica, sendo encaminhado, em seguida, para o tratamento no ambulatório.

O Caps atende hoje a cerca de 5 mil pessoas por ano, entre adultos, crianças e pessoas usuárias de álcool e drogas, incluindo o crack, com atendimento ambulatorial e de terapia ocupacional.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Edilson dos Santos, futuramente, a Prefeitura pretende reservar leitos exclusivos no Hospital Municipal para pacientes com indicação de problemas mentais e de uso de drogas. Há também um projeto de criação de Residências Terapêuticas para pacientes graves ou que já tenham recebido alta, mas perderam os laços familiares.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Itaboraí reforma praças



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, o secretário municipal de Obras, Rafael Cohen, e o gerente do Núcleo de Projetos da Secretaria, Vicente de Paula Rodrigues, visitaram algumas praças que serão reformadas e terrenos nos quais outras poderão ser construídas. Em princípio, as primeiras localidades a receberem os investimentos serão Aldeia da Prata, Rua 100, e Cabuçu.

Em Aldeia da Prata será construída uma praça e, posteriormente, um posto de saúde e uma creche. A área está sendo mapeada para a realização de um projeto, que vai ser apresentado ao prefeito.


Já em Rio Várzea e Cabuçu, as praças serão reformadas, com a instalação de equipamentos de lazer, incluindo uma quadra de grama sintética.  O sistema viário nas proximidades da Praça do Rio Várzea também será reestruturado.

“Os projetos serão finalizados e orçados o mais rapidamente possível, garantindo assim locais adequados para realização de atividades físicas, culturais e de lazer. Na Praça de Cabuçu, por exemplo, o projeto está pronto, e estamos tomando providências para iniciar as obras”, sinalizou Rafael Cohen. Helil Cardozo também vistoriou as obras de construção do posto de saúde de Monte Verde, com previsão de conclusão em 90 dias.

Manilha ganha novos pontos de ônibus e nova sinalização



A Secretaria Municipal de Transportes de Itaboraí instalou, durante toda a quinta-feira (07/02), placas de identificação dos novos pontos de ônibus e de estacionamento proibido em Manilha. A ação faz parte do “Projeto de ordenação do tráfego de Manilha” e contou também com a remoção “amigável” de carros estacionados de forma irregular no local. Foram instaladas 10 placas na primeira parte da Avenida Milton Rodrigues e nos novos pontos de ônibus. A intenção é colocar mais 11 placas após o carnaval.

“Como é pré-carnaval, o movimento já está grande e preferimos continuar depois do feriado”, afirmou Alexandre Salgado, superintendente de Transporte e Trânsito de Itaboraí.
Com ajuda de agentes de Posturas, alguns carros que estavam estacionados em locais irregulares foram removidos. Os agentes procuraram os motoristas, que retiraram seus veículos, sem necessidade de se aplicar multas ou reboque.

 “O trafego de Manilha sempre foi complicado. Essas ações vêm amenizar esse transtorno, e se tornarão definitivas para melhorar, durante todo o ano, o trafego naquele local”, disse o secretário Transportes, Claudio Ivanof.

O secretário acrescentou, ainda, que os novos pontos de ônibus em Manilha já começaram a funcionar na quinta-feira, e que pretende deslocar também um ponto para a frente do Hospital Estadual Prefeito João Batista Caffaro.

“Quem está doente não pode andar tanto para chegar ao hospital”, disse o secretário.

Moradora há 21 anos do bairro, Lais Rodrigues disse que a mudança deve melhorar bastante o trafego não só de carros, mas também de pessoas.

“Nós, moradores, não podíamos caminhar normalmente por causa do excesso de carros que trafegavam de forma desorganizada. Acredito que essa mudança vai melhorar isso também”, disse a moradora.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Itaboraí visa cadastrar 27 mil usuários no Bolsa Família



A prefeitura de Itaboraí desenvolve uma série de ações para oferecer, a partir da segunda quinzena de março, mais conforto e agilidade no atendimento aos 16 mil beneficiários do Bolsa Família no Município.

A meta é chegar a 27 mil usuários do programa, número limite estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome para a cidade. Em 2012, o Governo Federal investiu cerca de R$ 2 milhões no Bolsa Família em Itaboraí.

“O atendimento passará a ser feito numa área de 100 metros quadrados na Rua Mendonça Sobrinho, no centro, onde vamos instalar um call-center com 10 pontos, agilizando todo o procedimento para o cadastramento. Com esse mecanismo, também teremos condições de realizar com mais eficiência o recadastramento, que é feito a cada dois anos. Com a informatização, poderemos fazer também o levantamento do número de benefícios bloqueados, que hoje estima-se chegar  5.600, mas que pode ser maior”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Os benefícios são bloqueados pelo Governo Federal quando as famílias deixam de cumprir determinadas exigências, como não se recadastrar, deixar de comprovar a frequência escolar, não apresentar a carteira de vacinação atualizada, não participar de palestras, etc.

A população alvo do programa é constituída por famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. As famílias extremamente pobres são aquelas com renda per capta de até R$ 70 por mês. As famílias pobres são as que têm renda per capita de R$ 70,01 a R$ 140,00 por mês, e que tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

Os documentos necessários para o cadastramento são os seguintes: certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e contra-cheque (se houver), declaração escolar (caso haja filhos em idade escolar) e ficha de saúde a ser encaminhada à Unidade de Saúde da Família mais próxima. Essa ficha será disponibilizada no ato do cadastramento.

Os valores pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda familiar e o número de crianças e adolescentes (até 17 anos).  Contudo, para receber o benefício não é necessário que a família tenha menores de 17 anos.

Itaboraí quer realizar Paraolimpíada Municipal


O secretário de Esportes e Lazer de Itaboraí, Sérgio Gil, anunciou na quarta-feira (06/02) a intenção de realizar a primeira edição da Paraolimpíada do Município. Segundo Gil, a secretaria está se empenhando no sentido de levar o esporte a toda população, incluindo os portadores de necessidades especiais.

As Paraolimpíadas ainda não têm data marcada, mas o secretário já começou a preparar a cidade para o evento. O primeiro passo, explica ele, é trazer atletas paralímpicos brasileiros à cidade para a realização de palestras, competições preliminares e visitas às comunidades.

“Queremos que esses atletas tragam para Itaboraí suas experiências; contem como se superaram e se tornaram grandes campeões. Em seguida, descobriremos onde estão nossos atletas e vamos incentivá-los a participar”, diz Sérgio Gil.
 
A primeira iniciativa de Sérgio Gil para contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais será modificar o prédio da Secretaria de Esporte e Lazer, localizado no centro de Itaboraí, que passará por adaptações.

Atualmente, o imóvel, que pertence à Prefeitura, não possui rampas e nem cumpre com as obrigatoriedades de acesso. De acordo com Gil, uma solicitação já foi enviada à Secretaria de Obras para que rampas e banheiros adaptados sejam construídos no local.

O Brasil é um dos maiores medalhistas das Paraolimpíadas  Nos últimos Jogo Paralímpicos, em Londres, os atletas brasileiros conquistaram 43 medalhas, o que rendeu ao país a 7ª posição no ranking mundial.
Nos jogos Parapanamericanos de Guadalajara, o país ficou em 1º lugar, assim como na edição realizada no Rio de Janeiro, em 2007.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Itaboraí busca parceria para qualificar trabalhadores



Com a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) no município de Itaboraí, que prevê um grande desenvolvimento em toda a região, o prefeito Helil Cardozo busca parceria com o Governo do Estado para a qualificação de trabalhadores da cidade por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, gerenciado no Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Apenas 20% dos trabalhadores do Comperj são de Itaboraí,  número reduzido devido à falta de mão de obra qualificada na cidade.

Na terça-feira (19/02), o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, entrega ao secretário estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, solicitação para a realização de cursos de qualificação profissional em Itaboraí. Na ocasião, ocorre a reunião de todos os secretários municipais fluminenses da área de ação social com Zaqueu, que falará sobre os cursos disponíveis no Pronatec. Recentemente, Audir Santana fez uma visita de cortesia a Zaqueu, quando conversaram sobre o impacto social que será causado com a construção do Comperj.

“Parabenizo o prefeito Helil Cardozo pela preocupação com essa área. O Governo do Estado se coloca à disposição para levar a Itaboraí os cursos de qualificação profissional que são oferecidos ao Rio de Janeiro pelo Ministério de Desenvolvimento Social através da nossa secretaria”, disse Zaqueu.

Segundo Audir, o Comperj conta hoje em seus canteiros de obras com cerca de 24 mil profissionais, sendo que apenas 4.800 são de Itaboraí, ou seja: 19.200 são trabalhadores qualificados de outras cidades e estados.

“Precisamos qualificar os  nossos trabalhadores para que sejam  inseridos nesse mercado, que está crescendo e crescerá ainda mais nos próximos anos”, afirma Audir. “A construção civil na região também está em franca expansão”, salientou.

O Pronatec, programa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa, entre outras ações, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada, além de qualificação profissional presencial e à distância.

Prefeito vistoria hospital municipal de Itaboraí



O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, terminou a noite de domingo de carnaval no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, no Centro da cidade. Como tem feito normalmente, Helil foi conferir, sem avisar com antecedência, como andava a prestação dos serviços na unidade de saúde e conversar com alguns dos pacientes.

Já era madrugada de segunda-feira quando o prefeito encontrou o hospital com pouco movimento, apesar dos 35 mil foliões que lotavam a Avenida 22 de Maio, onde ocorre a principal programação carnavalesca da cidade. Não havia, até aquele momento, nenhum caso grave registrado.

Jucimara Silva, moradora do Jardim Imperial, era uma das pessoas que estavam sendo atendidas durante a visita do prefeito. Ela esperava pelo resultado de um exame de sangue e se surpreendeu com a aparição de Helil Cardozo.

“É difícil um prefeito vir ao hospital em pleno carnaval para ver se está tudo certo”, disse Jucimara. “Estou surpresa mesmo”.

A ida de Helil ao hospital e postos de saúde de madrugada já virou praxe durante sua administração. Segundo os funcionários, apesar de rotineiras, as visitas não têm hora nem dia para acontecer.

“Essas visitas têm sido muito importantes”, avalia Helil. “A equipe da Saúde sempre me passa tudo o que acontece, mas, vendo de perto, posso saber dos próprios pacientes como eles estão sendo tratados”.

Polícia Militar aumenta efetivo em Itaboraí a partir de Março



Itaboraí vai contar com o aumento de seu efetivo de policiais militares a partir de março.

O reforço será disponibilizado por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que permite o trabalho de PMs fardados em horário de folga, com gratificação paga pela Prefeitura. A notícia foi confirmada na terça-feira (05/02) durante encontro entre o prefeito Helil Cardozo e o comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho.

“O apoio que o Comando geral da Polícia Militar vai nos dar será fundamental para que possamos colocar em prática nossos projetos para a segurança pública da cidade”, disse Helil. “O aumento do efetivo, por meio do Proeis, é só o início dessa parceria. O comandante Costa Filho está disposto a nos ajudar no que for preciso”, acrescentou o prefeito.

Antes mesmo da chegada dos policiais via Proeis, Itaboraí já teve um aumento do número de PMs no efetivo do 35º BPM por meio do Regime Adicional de Serviços (RAS), que já atuarão no policiamento do município durante o Carnaval.

O secretário Ricardo Salles comemora a parceria na segurança pública entre o município e o estado, e elogiou a receptividade do comandante-geral da PM.

“Tivemos um encontro excelente. O comandante-geral da Polícia Militar se mostrou extremamente solícito. Estamos muito satisfeitos e vamos buscar ampliar ainda mais essa parceria ao longo dos próximos quatro anos”, disse Salles.

O número de PMs a serem disponibilizados via Proeis ainda está sendo estudado.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Itaboraí festeja Carnaval por toda a cidade em clima de paz



A alegria, a descontração e o clima de paz que marcaram o Carnaval 2013 na Avenida 22 de Maio, no Centro de Itaboraí, foram igualmente registrados nos sete distritos do Município, onde a Prefeitura também promoveu a festa.

Em Apolo II, Cabuçu, Visconde, Manilha, Pacheco, Marambaia e Itambi houve desfile de blocos e shows ao vivo, com a apresentação de bandas, DJs e MCs. Todos eles receberam, ainda, as visitas do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, Valmir Vieira Filho e Daniele Gomes, que levaram beleza e muito samba no pé aos palcos, além de mensagens ressaltando a importância da diversão com responsabilidade.

No último dia de folia, cerca de 3 mil pessoas foram à praça principal de Itambi. Como de costume, pierrôs e bate-bolas enfeitaram as ruas com fantasias luminosas e coloridas. Nesse ano, além das músicas de carnaval tocadas por um DJ, o distrito também contou com a banda Impacto, que animou os moradores.
“Nos últimos carnavais, só tínhamos música mecânica. Esse ano tem uma banda muito legal tocando ao vivo. Adorei a novidade”, disse a moradora Raquel Soares.
A aprovação da festa também foi registrada em Cabuçu, inclusive pelos comerciantes.
”Sentimos que a festa ficou muito mais animada, e tem aparecido mais gente nas ruas. Com isso, estamos vendendo mais. Eu aproveito para faturar e brincar com a família”, afirmou o comerciante Luis Correa.
O Rei Momo e sua Rainha fizeram uma verdadeira maratona percorrendo todos os distritos. O primeiro a ser visitado, no sábado de Carnaval, foi a localidade de Apolo II. No palco, após a apresentação da banda local, Valmir e Daniele sambaram e divertiram a plateia. No mesmo dia, o casal foi a Manilha e Marambaia.
Daniele Gomes, que pela primeira vez ocupou o posto de Rainha do Carnaval, se disse impressionada com a quantidade de crianças e o carinho com o qual ela foi recebida pela garotada.
“Vou guardar para sempre os olhares, principalmente das meninas”, disse Daniele. “Em Marambaia, por exemplo, uma delas me disse: ‘Quando eu crescer, quero ser igual a você’. Isso mostra o tamanho da nossa responsabilidade”.
O Rei Momo também demonstra ter noção da importância de sua figura, e fez questão de, além de sambar e brincar, levar mensagens aos foliões.
“Estamos aqui para compartilhar com vocês da alegria dessa festa, e também para lembrar que diversão combina com responsabilidade. Brinquem à vontade, sempre respeitando o próximo. E lembrem-se: se beber, não dirija. E na hora ‘H’, usem sempre camisinha!”, decretou o Rei em Manilha.
A distribuição gratuita de preservativos também foi marcante neste Carnaval em Itaboraí, com cerca de 7 mil camisinhas distribuídas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde em todos os distritos e também na 22 de Maio, onde uma tenda foi instalada especialmente para realizar a ação.

Prefeito de Itaboraí pede a secretários municipais relatórios sobre as condições das secretárias



A pedido do prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, os secretários municipais estão elaborando um detalhado diagnóstico sobre as condições nas quais encontraram suas respectivas secretarias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo foi uma das que já apresentaram o relatório, tendo encontrado, entre os problemas herdados da gestão anterior, condições precárias de manutenção na sede da pasta, que funciona em prédio próprio, onde foram constatadas infiltrações em quase todo o imóvel e também danos nas instalações. Também há problemas nas quadras esportivas espalhadas por diversos pontos da cidade.

As condições encontradas na sede da Secretaria tornaram-se ainda mais graves com as chuvas de verão que têm atingido a cidade. Preocupado com a estrutura do imóvel, o secretário Sérgio Gil pediu o auxílio da Defesa Civil e também da Secretaria Municipal de Obras. Segundo o relatório, as infiltrações no imóvel, situado na Rua Dr. Mesquita, 340, no centro, comprometem parte da rede elétrica e colocam em risco documentos, mobiliário e outros materiais.

“As infiltrações estão causando transtornos também à rotina dos funcionários. Já cobrimos os documentos e mobiliário com sacos de lixo e plástico, para minimizar os danos causados. Uma grande lona também foi colocada para cobrir todo o telhado da secretaria”, atesta Sérgio Gil.

Já nas quadras de esporte, os problemas vão da falta de capina a rachaduras na pavimentação, passando por deficiências nos sistemas de iluminação e danos em equipamentos. Em nove quadras vistoriadas pela Secretaria, funcionários encontraram pisos deteriorados, balizas de futebol e cestas de basquete quebradas ou enferrujadas, iluminação precária e grades de proteção com problemas.

No Apollo, por exemplo, a quadra da Rua Afonso Salles tem as balizas quebradas e as tabelas e aros de basquete foram arrancados. A grade de proteção inexiste em alguns pontos e está danificada em outros,  e o sistema de iluminação funciona precariamente. Apenas os vestiários, reformados pela própria comunidade, apresentam condições consideradas aceitáveis.

Já na Avenida Papa João XXIII, a quadra local tem rachaduras e problemas na marcação do piso, além de danos nas balizas, na tela de proteção e na iluminação. Problemas semelhantes se repetem em outras quadras da cidade.

Os técnicos da secretaria de Obras vistoriam, juntamente com o secretário, Rafael Cohen, todas as instalações da Prefeitura. Eles  já estiveram nas nove quadras esportivas apontadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, e também na sede do órgão.

“Estamos vistoriando toda a cidade, já que vários imóveis da Prefeitura sofrem as consequências da falta de manutenção e conservação, herança da administração anterior", diz o secretário de Obras, Rafael Cohen. “Vamos fazer um planejamento para que a manutenção seja permanente.  No momento, priorizamos os serviços considerados emergenciais”, acrescentou.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Itaboraí tem carnaval record com mais de 140 mil pessoas




O sambista Neguinho da Beija-Flor fechou em grande estilo o Carnaval 2013 em Itaboraí, na noite desta terça-feira. Nos quatro dias de festa, cerca de 140 mil pessoas lotaram a Avenida 22 de Maio, no Centro da cidade, para assistir apresentações de artistas como os cantores Mumuzinho e Sérgio Loroza, a bateria da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e o grupo Cordão da Bola Preta, entre outros, além de matinês infantis comandadas pelo animador Fabiano Araújo. Também houve carnaval em todos os distritos do Município, com participação de bandas, blocos, DJs e MCs, com direito a visitas do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, que percorreram a cidade durante os dias de folia.

Após mais de uma década, a 22 de Maio voltou a ser o palco principal do carnaval em Itaboraí. Durante todos os dias, a festa foi marcada pelo clima de tranquilidade, sem registros de tumulto ou violência. Segundo o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, a 22 de Maio continuará sendo o palco principal do carnaval na cidade, ideia aprovada pelo próprio público que prestigiou a festa.

“Conseguimos realizar um carnaval histórico, muito superior aos dos anos anteriores, mesmo com poucos dias para planejarmos tudo, e a um custo inferior”, disse Helil. “Isso é resultado de competência, de se escolher a equipe correta e de se buscar sempre o melhor a um custo o mais baixo possível”.

A média de público em cada dia na 22 de Maio foi de 35 mil pessoas, superando a expectativa, que era de 30 mil foliões diariamente. Ao longo dos quatro dias, as três equipes médicas de plantão na Avenida realizaram, ao todo, 98 atendimentos, com sete remoções para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, a maioria por excessos no consumo de álcool. Todos os removidos foram liberados e passam bem.

Escolas de volta

A mudança para a Avenida, proposta por Helil e sua equipe, foi apenas o início do resgate do carnaval de Itaboraí. Com o passar dos anos, a ideia é a de manter a agenda de shows, prestigiar os blocos e também resgatar os tradicionais desfiles das escolas de samba locais, que não acontecem desde o ano 2000. Segundo o presidente da Comissão de Carnaval, Cláudio Dutra, uma pesquisa já vem sendo feita, em busca dos responsáveis pelas escolas que pararam de desfilar.

“Tínhamos uma grande expectativa em relação a como a população iria receber um carnaval diferente, e tudo deu certo. Já para o ano que vem, além dos shows, vamos tentar realizar um desfile com ao menos duas escolas de samba locais. A ideia é a de que, em 2015, possamos retomar com a disputa entre as agremiações, resgatando essa tradição que tinha sido esquecida na cidade”, diz Cláudio.

Durante o show de encerramento da folia, o cantor Neguinho da Beija-Flor foi recebido com muito carinho pelo público e lembrou que há cerca de 20 anos não cantava na cidade.

“A receptividade e o calor humano foram incríveis. É muito bom retornar a Itaboraí,  principalmente no momento e que a cidade começa a viver um período de progresso. A população merece isso, e todos estão de parabéns pelo belo carnaval”, disse Neguinho.

Antes de subir ao palco, o intérprete da Beija-Flor de Nilópolis recebeu o prefeito Helil Cardozo no camarim. De lá, já de microfone nas mãos, os dois arriscaram um duo, interpretando um trecho de “Domingo eu vou ao Maracanã”, levantando o público.

Após a apresentação de Neguinho,  toda a  Comissão de Carnaval foi chamada ao palco para celebrar o sucesso da empreitada.

“Quero agradecer a essa Comissão, que trabalhou para o sucesso desse carnaval, e também à população de Itaboraí e aos nossos visitantes, que participaram da festa sem qualquer tipo de confusão. Deus esteve presente, controlando os ânimos.”, disse Helil, junto à sua equipe. “Obrigado a todos os artistas, e também ao corpo de médicos e enfermeiros, aos barraqueiros que trabalharam na Avenida, à nossa Guarda Municipal e às equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que se fizeram presentes e atuantes em todos os pontos da cidade”.

Solenidade abre ano letivo em Itaboraí


Cerca de 2 mil funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí (Semec) participaram, ao longo da segunda-feira (04/02), da solenidade de abertura do Ano Letivo de 2013, com a presença do prefeito Helil Cardozo, que anunciou, entre outras medidas,  a contrução de 90 novas salas de aula neste ano. O evento, na Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), teve o objetivo de apresentar aos funcionários a nova gestão municipal e as diretrizes do trabalho.

Com a temática “Educação de Itaboraí: Um resgate das memórias por um futuro transformador”, a secretária Susilaine Duarte iniciou a reunião explicando que todos os eventos da Semec este ano serão baseados no tema, um “grande motivador”, disse ela, para o seu trabalho.

“Estou muito feliz com a responsabilidade que o prefeito me deu. Trabalho aqui na prefeitura há 20 anos, e acho que isso é um facilitador para o meu trabalho”, afirmou Susilaine.

Visivelmente emocionado com a presença dos funcionários e de alguns de seus ex-professores, o prefeito Helil Cardozo falou aos docentes sobre a importância da categoria para os estudantes  e a comunidade. Ele sugeriu aos diretores das escolas, que, juntos com os funcionários, façam uma caminhada pelo bairro para conhecer melhor a comunidade em que lecionam.

"O importante é que vocês façam sempre o melhor para todos, principalmente para a sua comunidade. Convivam com a família de seus alunos, conheçam melhor todos eles, façam caminhadas pelas ruas, só assim poderão conhecer a realidade de cada um”, disse Helil.

Aproveitando que todos estavam reunidos, o prefeito anunciou a construção de mais 90 novas salas de aula na rede municipal, que ficam prontas ainda neste ano. Até 2016, a intenção da Prefeitura é que todas as escolas funcionem em tempo integral.

Surpresa com o encontro, a professora Andréa Barbosa, da Escola Municipal Pimentel de Carvalho, de Cabuçu, elogiou a iniciativa, “Estou há quatro anos na rede municipal, e nunca havia conhecido o prefeito e a secretária de educação pessoalmente. Esse encontro realmente foi muito bom. Posso ver o quanto o nosso prefeito é humano”, disse.

O evento contou, ainda, com uma palestra do educador Hamilton Werneck, autor de mais de 20 livros sobre educação, que passou para os docentes sua vasta experiência, dando dicas sobre como "encantar os alunos".

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estado vistoria terreno para construção de UPA no Cabuçu



Estado vistoria terreno para construir Clínica Estadual de Saúde da Família em Itaboraí

O secretários municipais de Saúde e de Obras de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos e Rafael Cohen, receberam, na manhã da quinta-feira (07/02), representantes da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) e da Subsecretaria de Governo do Estado no bairro de Cabuçu, para uma vistoria no terreno onde se planeja a construção da primeira Clínica Estadual de Saúde da Família no Município.

Pré-moldada e de rápida execução - no estilo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – a construção da Clínica de Saúde da Família visa aumentar e dar mais suporte ao atendimento das famílias residentes na região.

“Cabuçu foi escolhido pelo fato de ser um dos bairros mais distantes do Centro. Assim, a população não precisará se deslocar pra fazer exames simples. Queremos facilitar o acesso à saúde e fortalecer as microrregiões do município”, afirmou Edilson Francisco.

 Ao Estado cabe a construção e, para isso, a Secretaria Municipal de Obras já está agilizando vistorias e documentos necessários. A administração e a contratação de funcionários ficarão sob responsabilidade do município.

Segundo o secretário, a expectativa é a de que, até o final da gestão sejam construídas mais três clinicas com essa estrutura em Itaboraí.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bloco abre o Carnaval 2013 em Itaboraí




O primeiro dia do Carnaval 2013 na Avenida 22 de Maio, em Itaboraí, foi  aberto pelo desfile do bloco evangélico Cara de Leão, da Igreja Projeto Vida Nova. Por volta das 18 horas, com a presença do prefeito Helil Cardozo, os cerca de 300 componentes da agremiação tomaram a avenida, que contaria, ainda, ao longo da noite, com apresentações de outros blocos, além da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio e do cantor Mumuzinho do Esquenta.

Por volta das 17 horas, o prefeito Helil Cardozo já estava na avenida, e fez questão de cumprimentar a população que aguardava pelo início da festa.

"Estamos muito satisfeitos por termos conseguido organizar, em menos de um mês, um carnaval que tem tudo para ser o melhor da história da cidade", disse Helil.

Ao ver o prefeito caminhando pela rua, muitos foliões se aproximavam para tirar fotos e cumprimentá-lo.

O desfile do Cara de Leão começou com uma bênção, antes da bateria, com cerca de 70 componentes, levantar a avenida, acompanhando o hino-enredo cuja mensagem dizia que a alegria não deve existir apenas durante os quatro dias de folia, mas ao longo da vida inteira.

Naquele momento, já em seus postos, as três equipes médicas disponibilizadas pela Prefeitura para atender a qualquer emergência na 22 de Maio observavam a movimentação em duas tendas climatizadas montadas ao longo da avenida. Três ambulâncias com UTI móvel também já estavam prontas para atuar em caso de necessidade. Uma outra tenda distribuía imformativos e preservativos, garantindo também a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Além do carnaval na 22 de Maio, no centro da cidade, a Prefeitura também promove a festa nas localidades de Apolo II, Cabuçu, Manilha, Pacheco, Visconde, Marambaia e Itambi.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bloco de Carnaval promove política antimanicomial para pacientes mentais de Itaboraí




Em clima de alegria e descontração, cerca de 50 pacientes, entres adultos e crianças, dos Centros de Atenção Psicossocial de Itaboraí (Caps e Capsi)  saíram no bloco carnavalesco “Me solta que eu pulo 2013”, na tarde da quarta-feira(06/02), na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade. Com o enredo “Cuidar sim, prender não”, o bloco destacou a política antimanicomial estabelecida pela Reforma Sanitária Brasileira.
“Os pacientes ficaram aqui na sede se preparando nesse clima de carnaval, fazendo fantasias, escrevendo os seus desejos, ocupando as suas mentes”, afirmou Marcos Roca, coordenador interino do Programa de Saúde Mental do município.
Segundo Marcos, esse trabalho é essencial para a inserção do paciente na realidade temporal e social:
 “Com ações como essa os pacientes passam a ter a noção do que acontece no mudo, e podem interagir com pessoas saudáveis mentalmente”, disse.
O Caps de Itaboraí desenvolve um trabalho de terapia ocupacional com pacientes que possuem doenças mentais de nível intensivo, semi intensivo e não intensivo, com base na política antimanicomial. O programa estabelece que o paciente fique durante todo o dia realizando tarefas e terapias no Caps, e, em seguida, vão dormir em seus domicílios.
Pacientes, funcionários e familiares puderam interagir entre si e trocar experiências. Deisilaine Oliveira, mãe de um menino de 9 anos com deficiência mental, aprovou a iniciativa da Prefeitura.
“Eventos como esse fazem com que as pessoas encarem o meu filho sem preconceito”, afirmou Deisilainte.

Itaprevi assina convênio com Santander



Itaprevi firma convênio para empréstimos a aposentados e pensionistas de Itaboraí

Os aposentados, pensionistas e segurados do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi) já podem contar com mais um benefício para organizar sua vida financeira. Um novo convênio, firmado entre o órgão e o Banco Santander, possibilita a concessão de empréstimos consignados, com desconto em folha de pagamento.

Os cálculos serão negociados e liberados de acordo com a margem de cada servidor, sendo necessário somente a apresentação de carteira de identidade, CPF e contracheque para a simulação do empréstimo.

Segundo o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, a decisão de firmar o convênio foi em atendimento às solicitações dos servidores.

“Assumimos um compromisso com a gerente-geral do Santander, para que obtivéssemos taxas competitivas de mercado, dando um leque de escolhas para os segurados do Instituto”.

Os servidores interessados devem comparecer ao Posto de Atendimento Bancário (PAB) de Itaboraí,  na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/n°, Centro (antiga Secretaria Municipal de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Uma promoção do Santander aina oferece um brinde aos 100 primeiros servidores que requererem o empréstimo.

Quem não puder comparecer ao PAB poderá agendar uma visita com um promotor de atendimento. Mais informações pelo telefone 3639-0323 ou 2635-2480. Participaram do encontro no Itaprevi a gerente geral do Santander, Marli Maria dos Santos, e o gerente de Pessoa Física, Anderson Soares.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Prefeito de Itaboraí entrega a chave da cidade ao Rei Momo



Baile da Cidade abre o Carnaval 2013 em Itaboraí

O tradicional Baile da Cidade abriu oficialmente o Carnaval 2013 em Itaboraí na noite de sexta-feira. O evento, na sede da Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), recebeu mais de 500 convidados e contou com a presença do prefeito Helil Cardozo. Junto à primeira-dama, Ana Cardozo, e ao lado do vice, Audir Santana, Helil fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, Valmir Vieira Filho, que decretou o início da folia no Município.

Na ocasião, Helil Cardozo fez questão de ressaltar a determinação da Prefeitura em realizar um carnaval de alto nível, já no primeiro ano da nova gestão.

“Não é porque sou uma pessoa evangélica, que não teríamos carnaval. Este governo é de toda a população”, disse Helil. “Esse ano, Itaboraí terá o maior carnaval que essa cidade já viu, e será ainda melhor no ano que vem”.

O comando da festa ficou por conta do irreverente ator e apresentador André Gasparetty, e os foliões dançaram e cantaram ao som da banda Mistura Brasileira. Gasparetty elogiou a concepção do Carnaval deste ano.

“Faço eventos em Itaboraí há mais de seis anos. Depois de muito tempo, vejo a Prefeitura com uma visão ampla do carnaval, com grandes shows, grandes apresentações. Isso é muito bom para a população, que carece de eventos desse nível”, disse Gasparetty.

Na visão do vice-prefeito, Audir Santana, o Carnaval 2013 em Itaboraí começa a resgatar as tradições.

“Nosso desejo é o de que as famílias possam se divertir com muita segurança e paz. Queremos que a alegria realmente esteja aqui”, disse Audir, referindo-se ao slogan do Carnaval 2013 na cidade: “A alegria está aqui”.

O carnaval de Itaboraí é organizado por uma comissão formada por representantes de cada secretaria, e presidida pelo subsecretário de Cultura, Claudio Rogério. Segundo ele, a maior dificuldade foi organizar o evento em menos de um mês.

“Foram necessários muita organização e comprometimento, o que nossa equipe tem de sobra”, diz Claudio.

Para os próximos anos, Claudio já pensa em resgatar o desfile das escolas de samba em Itaboraí, extinto desde 2008.

Além do Baile da Cidade, a sexta-feira e o início da madrugada de sábado também foram marcados pelo desfile de blocos, como o Penúltimo Gole, um dos mais tradicionais de Itaboraí. Com um trio elétrico e uma área para cerca de 1200 pessoas cedidos pela Prefeitura, a agremiação desfilou pelo Centro nas proximidades do Mercado Municipal e, em seguida, promoveu uma festa ao som de sua bateria, com cerca de 60 ritimistas, e grupos de samba locais.

A partir deste sábado de carnaval, uma extensa programação de shows acontece na Avenida 22 de Maio, no Centro, e também nos bairros e distritos de Apolo II, Cabuçu, Manilha, Itambi, Marambaia, Pacheco e Visconde.

Entre as principais atrações, que ocorrem até a terça-feira, estão os shows dos cantores Sérgio Loroza e Mumuzinho do Esquenta, do bloco Cordão da Bola Preta e das escolas de samba Beija-Flor de Nilópolis, A cadÊmicos da Grande Rio e União da Ilha do Governador. Também haverá desfiles de blocos e apresentação de bandas e DJs locais.

Itaboraí promove exposição sobre historia do carnaval na cidade



A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, está de portas abertas para receber a população, inclusive no período de carnaval. Até o dia 28 de fevereiro, o espaço abriga a exposição “Itaboraí de tantos carnavais”, uma mostra de aproximadamente 35 imagens do carnaval da cidade, nos anos 50, 70, 80 e 90, em sua maioria, de desfiles de escolas de samba, resgatando a folia dos munícipes.
As imagens, que fazem parte do acervo da Casa de Cultura, foram limpas, digitalizadas e ampliadas no tamanho 30cm x 40 cm pelo curador da exposição e também presidente da Fundação de Artes e Cultura (FAC), Cláudio Rogério Dutra.
O presidente afirma que a ideia de se resgatar a memória de Itaboraí vai prosseguir, com a proposta de se captar material de memórias de famílias,. Por meio de uma cessão de uso de imagens, o material também passaria a fazer parte do acervo da Casa de Cultura.
“, resgataremos a cultura do povo itaboraiense, como por exemplo, o carnaval e os períodos da cerâmica, da laranja, além de momentos políticos e outros”.

Durante a abertura da exposição, na noite de quarta-feira, o público contou ainda com a “canja musical” do compositor Sérgio Caetano, cantando seus principais sucessos, entre eles, “Faz uma loucura por mim”, gravada por Alcione, e “Depois do prazer”, lançada por Alexandre Pires.

A exposição, com entrada gratuita, está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. 

No período de carnaval (de 9 a 12/02), o horário de visitação será das 19h à meia-noite.

Novas exposições já estão programadas para o local.
Em março, a Casa de Cultura, em parceria com o Museu Nacional, trará para cidade a exposição de Achados Arqueológicos da antiga Vila de Santo Antônio de Sá, do período colonial, desde o século XVII.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí. Mais informações pelo telefone: 3639-2022.

Carnaval de Itaboraí já conta com monitoramento por câmeras




Já neste carnaval, a segurança de Itaboraí passa a contar com um sistema de monitoramento por câmeras renovado.
A Avenida 22 de Maio, no centro de Itaboraí, que deve receber cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias de folia, será toda monitorada, atendendo a uma determinação do prefeito Helil Cardozo, como forma de prevenção contra a violência. Os equipamentos, de tecnologia israelense, também funcionarão em outros pontos da cidade, 24 horas por dia. Ao todo são 16 câmeras. Até 2016, a Prefeitura planeja que o número chegue a 70.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Salles, seis câmeras instaladas em pontos estratégicos da Avenida 22 de Maio funcionarão já a partir desta sexta-feira, dia 9.

“As imagens serão transmitidas para o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em tempo integral, durante todos os dias de carnaval, inclusive no sábado, quando acontecerá o desfile das campeãs”, diz Salles. “Os equipamentos são sem fio e funcionam com sinal de rádio. Com esse sistema, qualquer irregularidade registrada será detectada imediatamente”.

Para que esse trabalho seja realizado com sucesso,  três agentes, em turnos de oito horas, também estarão de olho nas outras 10 câmeras instaladas em diversos pontos do município. No caso de qualquer irregularidade, os agentes acionarão imediatamente as polícias militar e civil, elém da guarda municipal.

O monitoramento faz parte do Sistema Integrado de Metas, do governo do estado, que tem por objetivo, além de prevenir e garantir a segurança do cidadão, medir os resultados na área policial. A medição é feita semestralmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que aponta os índices de criminalidade, verificando os locais com maior ou menor incidência policial.

Segundo o secretário Ricardo Salles, as câmeras não são estáticas, e são instaladas por meio de critérios técnicos, para garantir cada vez mais a segurança da população.

“Encontramos esse material sem manutenção. Nossos técnicos fizeram os reparos e as câmeras estão prontas para serem utilizadas. Esperamos colocar em operação, até o final da administração do prefeito Helil Cardozo, cerca de 70 câmeras nos pontos mais movimentados do município”, finalizou o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí.

Para desenvolver com eficiência suas ações neste carnaval, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil conta com a parceria das polícias civil e militar, do Conselho Tutelar e das secretarias municipais de Transportes, Saúde, Educação e Cultura.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí apresenta projeto do Centro de Comércio Popular a ambulantes



Helil anuncia que trabalhadores terão salário social enquanto estiverem parados

Cerca de 70 ambulantes conheceram, na sexta-feira, o projeto do Centro de Comércio Popular de Itaboraí (CCP), em café da manhã com o prefeito Helil Cardozo e o vice, Audir Santana, que também responde pela pasta de Desenvolvimento Social.

Os ambulantes foram unânimes em aprovar a criação do CCP, que será instalado na Avenida 22 de Maio e terá 138 boxes.

Ao abrir o encontro, Helil afirmou que o objetivo principal é tirar os trabalhadores da informalidade, cumprindo o compromisso firmado com a categoria.

“Estamos apresentando um projeto para que vocês tenham um lugar digno para trabalhar, que saiam da informalidade”, disse Helil. “Teremos um espaço para o microempreendedor, e a Prefeitura vai liberar crédito para quem quiser adquirir equipamentos. Já iniciamos o processo de desapropriação da área, e enquanto as obras não forem concluídas, os ambulantes cadastrados receberão o salário social”.

O prefeito acrescentou que o CCP, além de ser um projeto inovador na cidade, dará conforto e segurança para os vendedores e consumidores. Após a desapropriação do terreno, o prazo para a conclusão da obra é de 60 a 90 dias.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, explicou que foram cadastrados cerca de 200 ambulantes durante a Operação Camelô Legal, deflagrada no centro da cidade no início de janeiro, e que agora a secretaria vai confirmar os dados de todos os cadastrados.
“Vamos verificar se os cadastrados moram realmente em Itaboraí, para que tenham direito ao salário social anunciado pelo prefeito Helil, e também a um box no Centro de Comércio Popular”, disse Audir.
O projeto do CCP foi apresentado pela equipe do secretário municipal de Obras, Rafael Cohen.

Serão 112 boxes com a metragem de 1,25m x 2,50m cada, e outros 26 que serão destinados para a venda de alimentos, com o tamanho de 2,00m x 2,00m, ou seja, maior que as barraquinhas que antes eram montadas nas calçadas do centro da cidade.

O Centro de Comércio Popular de Itaboraí terá três pavimentos com escadas, rampas de acessibilidade, banheiros, luz, gás, segurança, lixeiras e outros equipamentos. Também foi planejado um sistema de ventilação adequado ao empreendimento.

No fim da apresentação, os ambulantes que participaram do café da manhã no Salão Nobre da Prefeitura, foram unânimes em aprovar o projeto.

A ambulante Doralice Lopes Pereira, que vende água mineral e refrigerantes num isopor há 16 anos, próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal, mostrou-se entusiasmada.
“Não vejo a hora de melhorar de vida, ganhando um box para trabalhar”, disse Doralice. “Criei meus dois filhos, e agora tenho netos para ajudar a sustentar. Tudo vai melhorar”.
O mesmo otimismo foi demonstrado por Otacílio Valentin, que há 12 anos vende laranjas, acrescentando que todos têm que apoiar a iniciativa. Ao seu lado, Evandro Soares, vendedor de salgadinhos há dois anos, foi taxativo:

“Temos apenas que ter um pouco de paciência, e esperar a conclusão do Centro de Comércio Popular. Vai ser uma maravilha para todo mundo””, acrescentou Evandro, que, assim como a maioria dos colegas, nunca havia entrado no salão nobre da prefeitura.
Finalizando o encontro, o prefeito Helil Cardozo anunciou também que a Operação Legal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será realizada em Manilha e Apolo, e que o procedimento será o mesmo do centro da cidade: cadastramento, salário social e construção do CCP.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mudança nos pontos de ônibus de Manilha Itaboraí



Começa nesta sexta-feira (08/02) uma mudança no posicionamento dos pontos de ônibus em Manilha, cujo objetivo é o de melhorar o trânsito de veículos na região e dar mais conforto aos passageiros. A decisão foi tomada durante reunião entre o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, representantes das empresas de transporte coletivo, a Polícia Rodoviária Federal e a direção da Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101.

A partir de sexta-feira, os passageiros que se dirigem no sentido Rio de Janeiro deverão se encaminhar para um ponto que será instalado em frente ao antigo posto de gasolina Shell, e não mais àquele localizado embaixo da passarela.

No sentido oposto, em direção à Itaboraí, a parada será transferida para o terminal rodoviário da empresa de ônibus 1001.

Já para a pista sentido Magé, os pontos serão em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaboraí, nos dois lados da via.

Segundo o prefeito Helil Cardozo, a intenção é que as modificações minimizem o trânsito intenso na região.
"Ninguém aguenta mais os congestionamentos do Trevo de Manilha. Algumas mudanças precisam ser feitas o quanto antes, e transferir os pontos de ônibus será a primeira delas”, declarou Helil.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Cláudio Ivanof, somente o novo ponto no terminal rodoviário da 1001 não tem a sua permanência garantida para depois do carnaval. Em relação aos outros locais, as mudanças são definitivas.
“Estamos estudando a melhor estratégia para desafogar o trânsito na cidade”, diz Ivanof.
O encontro também serviu para definir estratégias visando minimizar os congestionamentos na rodovia durante o período de carnaval no trecho Niterói-Manilha. Para reduzir os transtornos, a concessionária vai utilizar o recurso da faixa reversível, aumentando a via para três pistas no sentido Itaboraí, a partir do bairro Gebara.
O prefeito também cobrou da Autopista Fluminense mais organização no cronograma de obras, sugerindo que sejam realizadas no período da noite.
 Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Ricardo Salles, e o Procurador Geral do Município, Cristiano Fonseca.

Confira a programação do Carnaval de Itaboraí



“A alegria está aqui!”. Esse é o tema escolhido pela Prefeitura de Itaboraí para o Carnaval 2013.

De sábado (09) à terça-feira (12), o palco principal da folia será a Avenida 22 de Maio, no centro.

Também haverá programações nos bairros e distritos.
A expectativa dos organizadores é de que 30 mil pessoas participem dos eventos em cada dia de folia na cidade. Atrações como o sambista Mumuzinho, o bloco Cordão da Bola Preta e o cantor e ator Sérgio Loroza, além das escolas de samba Acadêmicos da Grande Rio, Unidos do Porto da Pedra, União da Ilha do Governador e Beija-Flor de Nilópolis prometem colocar os foliões para sambar.

O palco e a estrutura de shows, segurança e banheiros químicos (50) já estão sendo montados na 22 de Maio. De acordo com Cláudio Rogério, presidente da Comissão de Carnaval, a ideia é resgatar o tradicional carnaval de rua, voltado para o povo e com as mesmas alegrias de tantas gerações de itaboraienses.

No sábado (09), a folia começa às 17h, com a banda do bloco da Igreja Cara de Leão.
Às 20h, haverá desfiles de blocos, apresentações de DJs e da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. Encerrando a noite, o cantor Mumuzinho (do programa Esquenta, da Rede Globo) sobe ao palco para cantar seus sucessos e fechar o primeiro dia de Carnaval.

No domingo (10), é a vez de as crianças curtirem a festa. O animador Fabiano Araújo vai agitar os pequenos em uma matinê com muita música e diversão.
Às 20h, a festa tem início com a apresentação de DJs, da Banda Status e da escola de samba Unidos do Porto da Pedra. Quem encerra a noite é o Bloco Cordão da Bola Preta, que promete sacudir os foliões.

Na segunda-feira (11), apresentam-se diversos DJs, além da banda Mistura Brasileira e de blocos carnavalescos. Em seguida, a escola de samba União da Ilha do Governador sobe ao palco. Para encerrar a noite, o cantor e ator Serjão Loroza se apresenta com o grupo US Madureira.

Na terça-feira (12), último dia de Carnaval, a partir das 17h, ocorre a apresentação do animador Fabiano Araújo. A partir das 20h, Djs, blocos carnavalescos e a banda Mistura Brasileira agitam o público. E para fechar os quatros dias de folia, a Beija-Flor de Nilópolis promete sacudir os foliões até meia-noite, encerrando o carnaval.

Durante os quatro dias, a programação do carnaval também será estendida aos distritos da cidade, e promete levar muita alegria e diversão aos foliões.
Os bairros de Apolo II, Cabuçu, Itambi, Manilha, Marambaia, Visconde e Pachecos também irão receber shows populares, blocos carnavalescos e Djs, sempre a partir das 19h.

O carnaval vai trazer uma série de mudanças no trânsito a partir do meio-dia de sábado (09) na Avenida 22 de Maio. A Secretaria Municipal de Transportes irá interditar totalmente a via para realizar a festa de Momo. O trânsito será desviado para a Rua Dr. Roberto Pereira dos Santos, seguindo à direita pela Rua Presidente Costa, Rua J. Ferraz, Rua Presidente Castelo Branco e saída novamente para Avenida 22 de Maio. O tráfego será liberado nas primeiras horas da Quarta-Feira de Cinzas (13).
De acordo com o secretario municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Salles, a cidade estará com a segurança reforçada durante o Carnaval. Os efetivos da corporação do 35º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal (50 pessoas) estarão de prontidão nas ruas, fazendo o reforço na segurança durante a noite nas áreas de maior concentração de foliões. Além disso, cinco câmeras de vídeo monitoramento farão o “patrulhamento” 24h por dia na Avenida 22 de Maio, para auxiliar na manutenção e organização do evento.

Durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde também estará de prontidão no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior para atender aos casos emergenciais. Três tendas estarão espalhadas pela área da festa, e quatro ambulâncias de resgate ficarão estacionadas em locais estratégicos para socorrer os foliões.

Saúde apresenta diagnóstico sobre situação do Hospital Municipal de Itaboraí na próxima sexta-feira




Já estão acelerados os trabalhos da comissão técnica da Secretaria de Saúde de Itaboraí, que realiza a gestão compartilhada no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Em conjunto com a Organização Social (OS) Instituto Nacional de Assistência à Saúde e Educação (Inase), a equipe de transição irá apresentar na próxima sexta-feira (08/02) relatório com o diagnóstico sobre os estoques de medicamentos, material hospitalar, de consumo e laboratorial na unidade de saúde, como também mostrar um panorama sobre a situação financeira dos contratos com prestadores de serviços e empresas de aluguel de equipamentos.

“O grupo está fazendo um trabalho rápido, porque o Inase está colaborando de forma transparente e nos apoiando neste processo. A mudança para a gestão própria da Prefeitura será realizada a partir do próximo dia 26 de fevereiro”, explicou Edilson Francisco, secretário municipal de Saúde.
O processo de retomada da administração direta do Hospital Municipal pela Prefeitura de Itaboraí teve início no último dia 28, quando o gestor da pasta da Saúde fez o anúncio oficial aos funcionários da unidade hospitalar. Durante a semana, os técnicos já sinalizaram que a unidade transfusional (responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue para transfusão) e a Central de Material e Esterilização (que assegura o controle, preparo e esterilização de artigo médico-hospitalar) são ações que devem receber atenção prioritária e emergencial, pois encontram-se fechadas.

“Temos que corrigir os problemas de infraestrutura e colocar estes setores para funcionar no menor tempo possível, porque só assim poderemos melhorar o atendimento na emergência e realizar o mutirão de cirurgias eletivas. Esta determinação foi dada pelo Prefeito Helil Cardozo durante os primeiro dias de seu governo, e estamos trabalhando para atendê-la o mais rápido possível”, afirmou Santos.

Outro ponto que também está sendo avaliado com bastante critério é o de recursos humanos.
“Estamos avaliando juridicamente uma forma de liquidar a dívida herdada da gestão anterior. Vamos identificar a situação funcional de cada funcionário e estudar uma forma legal de contratá-los pela Prefeitura. Ninguém será prejudicado”, afirmou o secretário de Saúde.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sine de Itaboraí oferece 90 vagas para curso de montador





Uma ótima oportunidade para os itaboraienses que buscam se profissionalizar para conseguir uma vaga de trabalho no Complexo Petroquímico do rio de Janeiro (Comperj). O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí, em parceria com o Consórcio TUC Construções, oferece 90 vagas para o curso gratuito de montador de estrutura metálica, com possibilidade de contratação.

O curso faz parte do Programa de Qualificação Profissional Continuada do Projeto Acreditar, vinculado ao Consórcio TUC Construções. O objetivo é qualificar e atender as demandas geradas pela obra do Comperj, contribuir para o desenvolvimento da região e mitigar a migração de trabalhadores de outras regiões.

“É uma ótima chance para capacitar os trabalhadores que buscam uma profissão. Recebemos muitas vagas nesta área, mas estamos com carência de mão de obra qualificada”, enfatizou o diretor do Sine, Anderson Santana.

As inscrições estarão abertas na sede do Sine até a próxima quinta-feira (07/02), das 8h às 16h.
Os interessados, de ambos os sexos, devem ter idade mínima de 18 anos e serem alfabetizados. É obrigatório levar original e duas cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certificado de reservista e cartão do Bolsa Família (para quem for beneficiado pelo programa).

Após esta etapa, o candidato será convocado pela própria empresa, através de contato telefônico, no período após o carnaval. A seleção será realizada no Senai Barreto, em Niterói, através de avaliações de português e matemática, exames psicológicos e médicos. A previsão para início será ainda no mês de março.

O curso terá aulas ministradas no Senai Barreto, com duração de aproximadamente cinco semanas, em horário integral, das 9h às 17h. A metodologia será teórica e técnica. Os estudantes receberão auxílio-passagem, três alimentações, material didático e certificado de conclusão de curso.

O Sine de Itaboraí fica na Rua Dr. Pereira dos Santos, Centro (ao lado do Restaurante Popular).

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Itaboraí ampliará sistema de abastecimento de água



A Prefeitura de Itaboraí, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), irá revitalizar o sistema de abastecimento de água e ainda colocar em funcionamento nove poços artesianos que abastecem a população, que funcionavam de forma precária na cidade.
O serviço conta com 17 poços no total, mas somente oito estão em funcionamento, além do sistema de São José, que capta e distribui água de manancial superfície.
A solicitação da atual gestão municipal é para que o Saae possa manter e melhorar gradativamente a eficácia dos poços de abastecimento, chegando à sua capacidade plena.
De acordo com o presidente do SAAE, José Francisco da Silva Gomes, a meta da nova gestão é resolver os problemas herdados do governo anterior, adequando e melhorando o atual sistema instalado, para, em seguida, ampliar o fornecimento e distribuição de água na cidade.
“Nosso intuito é estruturar o Saae, com equipamentos e a estrutura física necessárias. Atualmente, atendemos cerca de 7,24% da população da cidade, e nossa meta é chegar, inicialmente, a 23,75% da população, equivalente a 51,8 mil pessoas beneficiadas. Mas podemos chegar a 30% com o sistema atual”.
O Saae é uma autarquia municipal, que tem como missão garantir o fornecimento de água potável, com qualidade e quantidade compatíveis com as demandas locais, objetivando a permanente promoção da qualidade de vida da população, com atuação pautada na ética e na responsabilidade social e ambiental.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Abertas inscrições para cadastro de reserva no Ônibus Universitário em Itaboraí


Prefeitura abre inscrição para cadastro reserva do ônibus universitário


A partir da próxima segunda-feira (04/02), a Prefeitura de Itaboraí abre inscrições de cadastro reserva para os universitários que queiram utilizar o ônibus universitário. O prazo de inscrição é até o dia 15/02. Durante o período de Carnaval (9 a 13/02) não haverá funcionamento.
        Os estudantes, residentes no município, devem comparecer no Espaço Universitário, localizado na Rua Fidélis Alves, n° 47, 2° andar, sala 7, centro, no  prédio da Secretaria Municipal de Administração (antiga Casa Mather). Para concorrer a uma vaga é necessário apresentar cópias da carteira de identidade, comprovante de matrícula e de residência atualizados, além de duas fotos 3x4.
        De acordo com o coordenador do Espaço Universitário, Thiago Thitow, alguns alunos aguardam uma oportunidade há um bom tempo.
“Estamos trabalhando junto ao prefeito para beneficiar os universitários itaboraienses com um transporte de qualidade, auxiliando na busca da profissionalização”, afirmou Thitow.
        Na última semana, o Espaço Universitário realizou aproximadamente 600 recadastramentos dos usuários do transporte gratuito (que leva moradores da cidade para cursar o ensino superior em municípios vizinhos como Niterói e São Gonçalo) para o ano letivo de 2013.
        Para o estudante de Engenharia de Produção Matheus Kort-kamp, 20 anos, o recadastramento foi rápido e organizado.
“A equipe está de parabéns, todos bem educados e atenciosos. Espero que continue assim, e que os projetos do Espaço Universitário cresçam cada vez mais”, destacou.
O transporte gratuito funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e noite. O ônibus universitário tem seu itinerário em oito pontos da cidade: Trevo da Reta, Venda das Pedras, Nova Cidade, Centro, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, Manilha e Apollo. Mais informações pelo telefone 3639-1989 ou pelo e-mail espaço.universitario@itaborai.rj.gov.br

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Escolas municipais de Itaboraí ganham novos diretores


Diretores das escolas de Itaboraí terão que ser efetivos

A partir de agora, os diretores e demais dirigentes das 85 escolas e creches que compõem a rede pública de Itaboraí terão de ser funcionários efetivos da prefeitura, com suas carreiras construídas na cidade. O anúncio do novo critério de escolha foi feito pela secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, durante encontro com os novos gestores das escolas, no Esporte Club Comercial, no Centro. Durante o encontro, os educadores foram apresentados ao prefeito Helil Cardozo.

Helil reconheceu  que a medida  representa uma forma de incentivo aos educadores. "Essa iniciativa é muito boa porque faz com que a responsabilidade seja dividida entre a prefeitura e os educadores", avaliou o prefeito, adiantando que pretende construir, até o fim do seu mandato, em 2016, 30 novas escolas no município. "A educação é a mola mestra da sociedade. Sem ela não vamos a lugar algum", justificou.

A secretária Susilaine Duarte explicou que todos os diretores das 85 unidades da rede pública são servidores públicos de regime estatutário. A norma, de acordo com ela, se aplicará tanto para diretores gerais quanto para os subsecretários.  "O objetivo da reunião é apresentar os principais desafios da Educação de Itaboraí para essa gestão que se inicia", resumiu.

A professora Ozenir Pereira Machado, diretora da Escola Municipal Neuza Sales, em Helianópolis, localizada no 7º distrito, Manilha, foi uma das educadoras presentes. Ela teve o privilégio de receber das mãos do prefeito Helil Cardozo um vaso de planta. Ozenir informou que entrou para o serviço público há 33 anos, mas que há 20 dirige escolas da cidade. "Essa medida irá valorizar o funcionário", previu, lembrando que a escola que dirige reúne 340 alunos, entre crianças e adolescentes, da Educação Infantil à 5 Série .

Postagens populares