domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval de Itaboraí já conta com monitoramento por câmeras




Já neste carnaval, a segurança de Itaboraí passa a contar com um sistema de monitoramento por câmeras renovado.
A Avenida 22 de Maio, no centro de Itaboraí, que deve receber cerca de 120 mil pessoas nos quatro dias de folia, será toda monitorada, atendendo a uma determinação do prefeito Helil Cardozo, como forma de prevenção contra a violência. Os equipamentos, de tecnologia israelense, também funcionarão em outros pontos da cidade, 24 horas por dia. Ao todo são 16 câmeras. Até 2016, a Prefeitura planeja que o número chegue a 70.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Salles, seis câmeras instaladas em pontos estratégicos da Avenida 22 de Maio funcionarão já a partir desta sexta-feira, dia 9.

“As imagens serão transmitidas para o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em tempo integral, durante todos os dias de carnaval, inclusive no sábado, quando acontecerá o desfile das campeãs”, diz Salles. “Os equipamentos são sem fio e funcionam com sinal de rádio. Com esse sistema, qualquer irregularidade registrada será detectada imediatamente”.

Para que esse trabalho seja realizado com sucesso,  três agentes, em turnos de oito horas, também estarão de olho nas outras 10 câmeras instaladas em diversos pontos do município. No caso de qualquer irregularidade, os agentes acionarão imediatamente as polícias militar e civil, elém da guarda municipal.

O monitoramento faz parte do Sistema Integrado de Metas, do governo do estado, que tem por objetivo, além de prevenir e garantir a segurança do cidadão, medir os resultados na área policial. A medição é feita semestralmente pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que aponta os índices de criminalidade, verificando os locais com maior ou menor incidência policial.

Segundo o secretário Ricardo Salles, as câmeras não são estáticas, e são instaladas por meio de critérios técnicos, para garantir cada vez mais a segurança da população.

“Encontramos esse material sem manutenção. Nossos técnicos fizeram os reparos e as câmeras estão prontas para serem utilizadas. Esperamos colocar em operação, até o final da administração do prefeito Helil Cardozo, cerca de 70 câmeras nos pontos mais movimentados do município”, finalizou o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil de Itaboraí.

Para desenvolver com eficiência suas ações neste carnaval, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil conta com a parceria das polícias civil e militar, do Conselho Tutelar e das secretarias municipais de Transportes, Saúde, Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares