quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Itaboraí tratará pessoas com problemas com álcool e drogas



Pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas receberão atendimento especial da Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí.

Por meio do Programa de Saúde Mental do Município, será criado, ainda este ano, um ambulatório específico para atendimento a esses casos. Denominado de Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), o espaço será instalado no Centro da cidade e tem previsão de funcionar 24 horas por dia.

“Esse espaço vai atender às pessoas que queiram receber tratamento. Nada será forçado, e não é uma internação”, diz Marcos Roca, coordenador do Caps. “O paciente vai receber apoio de psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais para ir deixando o vício de forma gradativa”, salientou.

O coordenador lembra que o principal objetivo do projeto é resgatar a cidadania dos usuários.
Em casos de emergência, o paciente será encaminhado para o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, onde permanecerá até a estabilização clínica, sendo encaminhado, em seguida, para o tratamento no ambulatório.

O Caps atende hoje a cerca de 5 mil pessoas por ano, entre adultos, crianças e pessoas usuárias de álcool e drogas, incluindo o crack, com atendimento ambulatorial e de terapia ocupacional.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Edilson dos Santos, futuramente, a Prefeitura pretende reservar leitos exclusivos no Hospital Municipal para pacientes com indicação de problemas mentais e de uso de drogas. Há também um projeto de criação de Residências Terapêuticas para pacientes graves ou que já tenham recebido alta, mas perderam os laços familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares