sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí apresenta projeto do Centro de Comércio Popular a ambulantes



Helil anuncia que trabalhadores terão salário social enquanto estiverem parados

Cerca de 70 ambulantes conheceram, na sexta-feira, o projeto do Centro de Comércio Popular de Itaboraí (CCP), em café da manhã com o prefeito Helil Cardozo e o vice, Audir Santana, que também responde pela pasta de Desenvolvimento Social.

Os ambulantes foram unânimes em aprovar a criação do CCP, que será instalado na Avenida 22 de Maio e terá 138 boxes.

Ao abrir o encontro, Helil afirmou que o objetivo principal é tirar os trabalhadores da informalidade, cumprindo o compromisso firmado com a categoria.

“Estamos apresentando um projeto para que vocês tenham um lugar digno para trabalhar, que saiam da informalidade”, disse Helil. “Teremos um espaço para o microempreendedor, e a Prefeitura vai liberar crédito para quem quiser adquirir equipamentos. Já iniciamos o processo de desapropriação da área, e enquanto as obras não forem concluídas, os ambulantes cadastrados receberão o salário social”.

O prefeito acrescentou que o CCP, além de ser um projeto inovador na cidade, dará conforto e segurança para os vendedores e consumidores. Após a desapropriação do terreno, o prazo para a conclusão da obra é de 60 a 90 dias.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, explicou que foram cadastrados cerca de 200 ambulantes durante a Operação Camelô Legal, deflagrada no centro da cidade no início de janeiro, e que agora a secretaria vai confirmar os dados de todos os cadastrados.
“Vamos verificar se os cadastrados moram realmente em Itaboraí, para que tenham direito ao salário social anunciado pelo prefeito Helil, e também a um box no Centro de Comércio Popular”, disse Audir.
O projeto do CCP foi apresentado pela equipe do secretário municipal de Obras, Rafael Cohen.

Serão 112 boxes com a metragem de 1,25m x 2,50m cada, e outros 26 que serão destinados para a venda de alimentos, com o tamanho de 2,00m x 2,00m, ou seja, maior que as barraquinhas que antes eram montadas nas calçadas do centro da cidade.

O Centro de Comércio Popular de Itaboraí terá três pavimentos com escadas, rampas de acessibilidade, banheiros, luz, gás, segurança, lixeiras e outros equipamentos. Também foi planejado um sistema de ventilação adequado ao empreendimento.

No fim da apresentação, os ambulantes que participaram do café da manhã no Salão Nobre da Prefeitura, foram unânimes em aprovar o projeto.

A ambulante Doralice Lopes Pereira, que vende água mineral e refrigerantes num isopor há 16 anos, próximo ao prédio da Caixa Econômica Federal, mostrou-se entusiasmada.
“Não vejo a hora de melhorar de vida, ganhando um box para trabalhar”, disse Doralice. “Criei meus dois filhos, e agora tenho netos para ajudar a sustentar. Tudo vai melhorar”.
O mesmo otimismo foi demonstrado por Otacílio Valentin, que há 12 anos vende laranjas, acrescentando que todos têm que apoiar a iniciativa. Ao seu lado, Evandro Soares, vendedor de salgadinhos há dois anos, foi taxativo:

“Temos apenas que ter um pouco de paciência, e esperar a conclusão do Centro de Comércio Popular. Vai ser uma maravilha para todo mundo””, acrescentou Evandro, que, assim como a maioria dos colegas, nunca havia entrado no salão nobre da prefeitura.
Finalizando o encontro, o prefeito Helil Cardozo anunciou também que a Operação Legal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será realizada em Manilha e Apolo, e que o procedimento será o mesmo do centro da cidade: cadastramento, salário social e construção do CCP.

3 comentários:

  1. Oi Manu, eu não conhecia este seu blog. Vou divulgar no meu Face.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Agora que fiquei sabendo desse projeto p ambulante s, aonde posso esta me escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a secretária de desenvolvimento social, secretário e vice prefeito Audir Santana

      Excluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares