quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itaboraí retoma gestão do Hospital Municipal




A partir desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Itaboraí volta a assumir a administração do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Após 30 dias de gestão compartilhada, o Instituto Nacional de Assistência à Saúde e Educação (Inase), Organização Social (OS) que gerenciava a unidade de saúde desde junho do ano passado, não será mais a responsável pelo hospital.

Entre as principais metas a serem atingidas pela nova gestão estão as reaberturas da unidade transfusional (responsável pelo armazenamento das bolsas de sangue) e da Central de Material e Esterilização (que assegura o controle, preparo e esterilização de equipamentos), o que permitirá a realização de um mutirão de cirurgias eletivas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a retomada do hospital pela Prefeitura tem o objetivo de dar um choque de gestão administrativa na unidade, corrigindo problemas e colocando os setores fechados para funcionar.

“Só assim poderemos melhorar consideravelmente a saúde em nosso município em termos de urgência, seguindo a determinação do Prefeito Helil Cardozo já nos primeiro dias de seu governo. Estamos trabalhando para atendê-la o mais rapidamente possível”, afirmou Santos.

Diariamente, o Hospital recebe, em média, 600 pacientes na emergência e no pronto-atendimento. Melhorar e agilizar o atendimento, investindo e ampliando a infraestrutura, e adquirir novos equipamentos são outros desafios que devem receber atenção prioritária para tornar o hospital uma referência na região.

Outro ponto importante para o pleno funcionamento do Hospital, e que ainda é criteriosamente avaliado, é o de recursos humanos. O levantamento feito pela equipe de transição descobriu que havia, pelo menos, seis modalidades de contratação de pessoal advindos da gestão anterior. Além dos servidores efetivos em regime estatutário, havia cargos comissionados, celetistas contratados pelo Inase e pela Oscip Instituto Sorrindo para Vida, contratos temporários e bolsistas (autônomos que recebiam uma bolsa-auxílio, sem vínculo empregatício).

“Estamos regularizando a situação funcional destes servidores. Ninguém foi ou será exonerado. A Secretaria de Saúde manteve todos funcionários na unidade. A partir de agora, será feita uma avaliação criteriosa e individualizada para conhecermos melhor o potencial técnico e científico de cada profissional”, frisou Santos.

Entenda o caso

O processo que resultou na retomada, nesta quarta-feira, da administração direta do Hospital Municipal pela Prefeitura de Itaboraí teve início em 28 de janeiro, quando o gestor da pasta da Saúde fez o anúncio oficial aos funcionários da unidade hospitalar. A transição da unidade ocorreu de forma amigável, sem que houvesse descontinuidade no atendimento à população.

Durante este período, a equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde analisou a situação financeira dos contratos com os setores de lavanderia, limpeza, laboratório e alimentação, fez um diagnóstico do patrimônio que já existia e do que foi adquirido pelo Inase e levantou o estoque de medicamentos e de material de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares