domingo, 10 de fevereiro de 2013

Itaboraí promove exposição sobre historia do carnaval na cidade



A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, está de portas abertas para receber a população, inclusive no período de carnaval. Até o dia 28 de fevereiro, o espaço abriga a exposição “Itaboraí de tantos carnavais”, uma mostra de aproximadamente 35 imagens do carnaval da cidade, nos anos 50, 70, 80 e 90, em sua maioria, de desfiles de escolas de samba, resgatando a folia dos munícipes.
As imagens, que fazem parte do acervo da Casa de Cultura, foram limpas, digitalizadas e ampliadas no tamanho 30cm x 40 cm pelo curador da exposição e também presidente da Fundação de Artes e Cultura (FAC), Cláudio Rogério Dutra.
O presidente afirma que a ideia de se resgatar a memória de Itaboraí vai prosseguir, com a proposta de se captar material de memórias de famílias,. Por meio de uma cessão de uso de imagens, o material também passaria a fazer parte do acervo da Casa de Cultura.
“, resgataremos a cultura do povo itaboraiense, como por exemplo, o carnaval e os períodos da cerâmica, da laranja, além de momentos políticos e outros”.

Durante a abertura da exposição, na noite de quarta-feira, o público contou ainda com a “canja musical” do compositor Sérgio Caetano, cantando seus principais sucessos, entre eles, “Faz uma loucura por mim”, gravada por Alcione, e “Depois do prazer”, lançada por Alexandre Pires.

A exposição, com entrada gratuita, está aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. 

No período de carnaval (de 9 a 12/02), o horário de visitação será das 19h à meia-noite.

Novas exposições já estão programadas para o local.
Em março, a Casa de Cultura, em parceria com o Museu Nacional, trará para cidade a exposição de Achados Arqueológicos da antiga Vila de Santo Antônio de Sá, do período colonial, desde o século XVII.

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro de Itaboraí. Mais informações pelo telefone: 3639-2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares