terça-feira, 21 de agosto de 2012

Saúde de Itaboraí disponibiliza novos exames à população

A secretaria de Saúde de Itaboraí já está oferecendo os exames de eletroneuromiografia e biópsia de próstata na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia (anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior). Desde o início deste mês os dois novos procedimentos já estão à disposição da população para auxiliar com mais rapidez e precisão o diagnóstico precoce de doenças.
“A detecção inicial e o tratamento especializado aumentam as chances de cura do paciente, por isso a importância da realização desses exames”, ressaltou o novo secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira.
A eletroneuromiografia detecta o comprometimento de nervos periféricos, sendo bastante utilizado por neurologistas e neurofisiologistas. Sua realização é imprescindível na avaliação das polineuropatias (doença difusa dos nervos), das miopatias (doenças dos músculos), nas doenças da junção neuromuscular (miastenia gravis, Sd. Eaton-Lambert), nas lesões acidentais ou traumáticas dos nervos periféricos, raízes nervosas e feixes nervosos (neuropatias, radiculopatias, plexopatias), entre outras. Através deste exame, é possível detectar distúrbios no sistema nervoso periférico, permitindo sua localização e caracterização, que ajuda no direcionamento da investigação da doença, podendo ainda fornecer informações quanto ao prognóstico da lesão.
Já o diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido através da biópsia. O exame pode mostrar se a doença está na fase inicial ou em estágio mais avançado.
E desde setembro de 2011, a policlínica está oferecendo à população serviço de ultrassonografia capaz de detectar doenças nas vias urinárias, pelve, próstata, mama, abdômen, transvaginal, tireoide, entre outros. O aparelho, de última geração, digitaliza a imagem com um padrão de qualidade e sensibilidade maior, possibilitando um resultado mais detalhado e preciso.

Para ter acesso a estes e outros exames, o paciente deve estar munido de encaminhamento médico e se dirigir para Central Municipal de Regulação, localizada na Rua Doutor Macedo n° 10, Centro. Mais informações pelo telefone 3639-2053.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares