sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Educação em Itaboraí tem avanços reconhecidos pelo MEC


Recentemente o município assinou um convênio junto ao governo federal para a construção do Instituto Federal Fluminense (IFF). A unidade oferecerá cursos técnicos, de nível superior, pós-graduação e mestrado.

Sérgio Soares, que busca a reeleição, orgulha-se da parceria com o governo federal, que tornou possível essa vitória. “O aluno poderá fazer um curso de mecânica, com formação de Ensino Médio. Depois, cursará Engenharia Mecânica, em nível superior, e poderá sair da instituição como professor. Agradeço à presidenta Dilma Roussef e ao senador Lindbergh Farias por esta realização, parceiros em grandes conquistas para o nosso município”, afirma Sérgio Soares.

O IFF será construído em um terreno de 35 mil m2, cedido pela prefeitura, no Centro da cidade, onde será instalado um campus universitário com escola técnica federal, no estilo do Cefet. A próxima medida, segundo Sérgio Soares, será a implantação de cursos preparatórios, para que a população de Itaboraí possa passar na prova de acesso ao instituto.

“Em breve lançaremos a pedra fundamental, com a presença da presidenta Dilma e do senador Lindbergh. Com a chegada do Comperj e das empresas que já instalam em nossa cidade, precisamos preparar o nosso povo para ocupar os empregos que estão sendo gerados”, diz o prefeito Sérgio Soares.

O investimento de Sérgio Soares na educação ficou comprovado depois da divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. De acordo com a avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Itaboraí cumpriu as metas estipuladas para os anos iniciais, alcançando a média de 4,6, superior à da maioria dos municípios da região. Também nos anos finais teve perceptível avanço, com nota 3,9, maior que a obtida por São Gonçalo (3,2) e Niterói (3,7).

Atualmente foram reformadas 13 unidades escolares, só no ano de 2011. As obras incluíram pintura externa e interna, manutenção de telhado, reforma na parte elétrica e hidráulica, modificações de ambiente, parte de serralheria, colocação de pisos e grades, limpeza de caixa d'água e troca de louças, como vasos sanitários, lavatórios entre outras melhorias.

Para os próximos quatro anos, Sérgio Soares pretende inaugurar mais 20 creches escolas, além de construir mais cinco escolas de nível fundamental. Entre os projetos, ainda constam a implantação da Escola Municipal da Guarda Mirim (já em andamento), e a instalação de uma escola no modelo do Colégio Pedro II. Esta escola terá ensino de excelência, com atividades extras curriculares, e enfatizará na formação profissional das crianças.

 “Vamos também aumentar o programa Ônibus Universitário e implantaremos o programa Volta às aulas. O objetivo deste último é incentivar as pessoas que pararam de estudar a voltar aos bancos escolares. Com isso, elas poderão crescer profissionalmente e obter melhores empregos”, promete Sérgio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares