sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Itaboraí atualiza caderneta de vacinação a partir de sábado (18)




Todas as 34 unidades de saúde da Família (USF’s), as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), em Manilha, e o Hospital Estadual Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, estarão abertas no próximo sábado (18), das 8h às 17h, para o “Dia D” da atualização da caderneta vacinal de menores de cinco anos de idade. A campanha segue até o dia 24 de agosto.
O novo secretário municipal de Saúde, Marcelo Bagueira, abrirá oficialmente a campanha às 8h, no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, acompanhando a mobilização em todo município. De acordo com o gestor, o objetivo é "reduzir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e colocar em dia o esquema básico de imunização infantil".
A novidade é que as vacinas contra a hepatite B e a tetravalente foram colocadas numa mesma dose, chamada de pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B de uma só vez. Estarão disponíveis também as vacinas contra Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral e Tríplice Bacteriana (DTP). Já a vacina contra a paralisia infantil, geralmente aplicada por via oral, será substituída pela Vacina Inativa da Poliomelite (VIP), que é injetável e indicada para bebês de dois e quatro meses de idade que nunca tomaram a gotinha.
“Todas as crianças dentro desta faixa etária deverão comparecer para iniciação e complementação do esquema vacinal. Os pais ou responsáveis devem levar os menores à unidade de saúde mais próxima de suas casas trazendo o cartão de vacina da criança”, disse Valter Montes, coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares