segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Itaboraí mostra bons resultados no IDEB





Um bom resultado. Essa foi a avaliação da secretaria de Educação e Cultura de Itaboraí com as metas alcançadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. De acordo com a avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Itaboraí cumpriu as metas estipuladas para os anos iniciais (1º e 5º ano), alcançando a média de 4,6. Também nos anos finais (6º ao 9º ano) teve perceptível avanço, com nota 3,9, maior que a obtida por São Gonçalo (3,2) e Niterói (3,7).

Cada escola possui um Ideb e metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) até 2021. Apontada com o melhor Ideb dos anos iniciais (1º ao 5º ano), a Escola Municipal Vereador Jorge Antônio Pinto de Araújo, localizada no bairro Retiro, atingiu 5,5 da sua meta estipulada, que era 4,7. Para a diretora da instituição, Adriana de Oliveira, um dos caminhos para esse bom desempenho é oferecer aulas no contraturno para solucionar problemas de aprendizado.

“A prioridade é sempre o aluno. Elaboramos estratégias o todo tempo para que o rendimento escolar dele não caia. Também acionamos os pais, pois acreditamos que sem a colaboração deles nada aconteceria”, afirma.

Para a secretária de Educação e Cultura, Georgina Sales, os bons resultados evidenciam a qualidade de ensino oferecida aos estudantes. Ressalta, porém, que ainda é preciso melhorar, principalmente nos anos finais do ensino fundamental. “Algumas escolas, nos dois segmentos, atingiram médias acima da meta prevista, e nos anos finais, a rede ficou apenas um décimo abaixo da meta geral”, afirmou.

Ainda de acordo com a gestora da pasta, a secretaria continuará investindo na qualidade do trabalho pedagógico das escolas, acentuando as formações continuadas para professores e orientando as equipes gestoras quanto às estratégias para equilíbrio do fluxo escolar. Além da aplicação anual da Provita, avaliação da rede que simula a Prova Brasil, irá reformular seus referenciais curriculares para adequá-los à realidade.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e da rede de ensino. É medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas, tenha a nota 6,0 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

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