quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Itaboraí terá residências terapêuticas para pacientes com transtornos mentais



A partir de setembro, Itaboraí passa a oferecer duas unidades de para cuidar de pacientes com transtornos mentais do município que antes recebiam atendimento no Hospital Colônia de Rio Bonito (HCRB). A intenção é proporcionar um atendimento e tratamento bem mais humanizado e inserí-los de volta à sociedade.

As unidades a serem implantadas serão do tipo I, para atendimentos com baixa complexidade. Cada casa terá três quartos e contará com uma equipe composta por cuidadores e técnicos de enfermagem trabalhando 24 horas por dia, para atender os 16 usuários do serviço.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Saúde Mental, Marcos Roca, haverá uma fase de orientação e adaptação para amenizar o impacto da mudança aos pacientes. “A descentralização faz parte da reforma psiquiátrica. Por isso a implantação dessas unidades é um avanço importante para a consolidação de Itaboraí como referência em termos de saúde mental. O portador de saúde mental não deve ficar preso. Ele pode conviver com a sociedade. É nossa função fazer o acolhimento e dar a ele todo o suporte, deixando a internação para último caso, e buscando oferecer modelos alternativos”, disse Marcos Roca, que conseguiu reduzir o número de internações de 224 em 2008 para uma média anual de 65.

Ainda de acordo com Roca, por não possuírem vínculos familiares há mais de três anos ou condições sociais para manterem suas próprias casas, os pacientes irão morar nessas residências. Durante o dia terão acompanhamento clínico do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto Pedra Bonita, que vai oferecer atividades diárias de ressocialização, refeições e oficinas terapêuticas.

O serviço de Residência Terapêutica (SRT) está localizada na Rua Nelson Almada Abreu, Lote 480, casas 1 e 2, Jardim Imperial, Itaboraí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares