O Programa de Controle à Hipertensão e ao Diabetes promove atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes, lembrado no último dia 14.
A campanha gratuita de prevenção e detecção acontecerá até a próxima sexta-feira (30), das 8h às 12h, nas unidades de saúde da família do município.
Com o tema “Vamos controlar o diabetes já”, as equipes dos PSFs vão realizar cerca de 12 mil testes de glicemia, além de orientar sobre a doença e detectar novos casos, principalmente naqueles que fazem parte de algum grupo de risco como hipertensos, obesos, indivíduos com altas taxas de colesterol, parentes de diabéticos, mulheres que tiveram diabetes gestacional, mães que tiveram filhos com quatro quilos ou mais e idosos acima de 60 anos.
Os profissionais de saúde também irão orientar as pessoas quanto aos riscos da doença e as complicações decorrentes do mau controle da taxa de açúcar. O aposentado Aluizio Gabriel de Souza, 56 anos, estava ansioso para fazer o teste. Há dois meses o pai dele faleceu decorrente de complicações do diabetes. “Sempre pratiquei esportes, joguei bola, por isso, nunca me preocupei com a doença. Mas agora ando muito estressado, sem muito tempo para comer e para cuidar de mim. Ainda bem que minha taxa ficou em 92”, afirmou aliviado.
“A maioria das pessoas nunca fez o teste e não tem ideia do que seja o diabetes. Aqueles que apresentarem valores de glicemia fora dos padrões serão encaminhados para realização de exames mais específicos e posterior tratamento nos postos de saúde. Se não cuidar, a doença pode levar a cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, doenças cardiovasculares, entre outros problemas mais graves”, explicou Viviane Alves de Sousa, coordenadora do programa.
Sinais e Sintomas
- Sede excessiva
- Rápida perda de peso
- Fome exagerada
- Cansaço inexplicável
- Muita vontade de urinar
- Má cicatrização
- Visão embaçada
- Falta de interesse e de concentração
- Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe
- Impotência sexual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai